fbpx

Dia a dia

Marinha confirma óleo na Serra e em Vila Velha; e descarta amostra coletada em Vitória

A confirmação é do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, da Marinha do Brasil, que recebeu amostras dos resíduos

Publicado

em

Marinha confirma óleo na Serra e em Vila Velha; e descarta amostra coletada em Vitória. Foto: Arquivo pessoal/João Moraes

Marinha confirma óleo na Serra e em Vila Velha; e descarta amostra coletada em Vitória. Foto: Arquivo pessoal/João Moraes

O óleo encontrado em Jacaraípe, na Serra; e em Interlagos, em Vila Velha, nos dias 15 e 16 de novembro, respectivamente, combinam com as manchas que vêm poluindo o Nordeste brasileiro desde o fim de agosto. O resíduo encontrado em Vitória no último dia 15, no entanto, não possui as mesmas características do óleo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

> Universidade identifica novo navio que pode ser responsável por vazamento de óleo

A confirmação é do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, da Marinha do Brasil, que recebeu amostras dos três resíduos.

> Duas tartarugas foram encontradas com óleo no Espírito Santo

De acordo com o órgão, banhistas que avistarem fragmentos do óleo no litoral capixaba devem denunciar o caso para o telefone 185.

Em relação à possibilidade do óleo contaminar a água que chega às casas no município da Serra, a Cesan respondeu que monitora o rio Reis Magos e a possibilidade de contaminação da foz onde a Cesan faz sua captação de água para abastecer parte do município da Serra é próxima de zero. As fortes chuvas aumentaram o volume de água do rio, o que afasta o risco de atingir a operação empresa.

Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha informou que uma equipe esteve na foz do Rio Jucu para fazer o monitoramento do óleo e nenhum fragmento foi encontrado no local nesta terça-feira (19). A orientação é que caso a pessoa encontre algum fragmento, não deve colocar nas mãos e esfregar.

Ainda de acordo com a prefeitura, não há risco no abastecimento de água, nem impacto no pescado e nem na balneabilidade. O município afirma estar preparado, caso o óleo chegue em maior quantidade. Equipes irão fazer o isolamento da praia e a limpeza da areia. Mas, até o momento, o material encontrado pela Marinha do Brasil. não passa de 100g de resíduos.

Serra

A secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida, afirma que desde o último domingo (17) nenhum fragmento de óleo foi encontrado nas praias do município. O monitoramento continua sendo feito diariamente nos 23 km do litoral da Serra.

Segundo a secretária, equipes do município estão preparadas para agir, caso seja encontrado novos fragmentos.

Vitória

A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória informa que manterá o monitoramento nas praias de Vitória e que a equipes municipais estão participando de uma comissão permanente de monitoramento, que é formada pelos municípios da Grande Vitória, pelo Iema, Seama, Ibama/ICMbio e Marinha/Capitânia dos Portos. A Semmam informa, ainda, que as equipes do Espírito Santo estão preparadas e equipadas para fazer esse recolhimento caso chegue na capital. Reforça que recebeu o resultado da análise da Marinha, que atestou que o fragmento encontrado na Praia de Camburi não é o óleo que atingiu as praias do Nordeste e aqui do Estado.