fbpx

Dia a dia

Manutenção dos extintores de incêndio é obrigatória e salva vidas

É obrigatória a instalação de extintores aptos para o funcionamento em eventos com concentração de pessoas, como shows musicais e congressos

Publicado

em

Extintores podem salvar vidas. Foto: Freepik

O documentário da Netflix sobre o incêndio ocorrido na Boate Kiss, há uma década e que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos, trouxe à tona detalhes de uma das maiores tragédias da história do Brasil.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com o depoimento de alguns sobreviventes às autoridades, extintores de incêndio não funcionaram por estarem vazios ou fora do prazo de validade. Odalea Carone, CEO da Brasas Extintores e Equipamentos de Prevenção e Combate a Incêndio, explica que estes equipamentos devem ser inspecionados periodicamente pelo responsável da empresa no qual o equipamento está instalado. “Seu pleno funcionamento pode, sim, salvar vidas, mas é necessário estar 100% eficaz e com as manutenções em dia”, afirma a empresária.

Odalea Carone informa que para que o extintor esteja apto para o pleno funcionamento é necessário que não haja violação no seu lacre, não tenha nenhuma alteração na válvula, e entre outros cuidados. A empresária esclarece ainda que é necessário e fundamental que as pessoas tenham noções básicas de como se deve utilizar o seu equipamento.

Classificação

Uma das prioridades é de qual tipo de extintor deve ser utilizado a onde está ocorrendo o princípio de incêndio para que o fogo não se alastre e seja eficaz e combatido com a classificação correta do equipamento – para cada tipo de fogo se deve utilizar o extintor com a classificação correta.

Se faz ainda necessária a inspeção técnica obrigatória, com periodicidade regida pela Norma Brasileira (NBR) 12962, feita em três níveis: Manutenção de 1 Nível, que é a mensal, onde observam-se detalhes como a limpeza e o equipamento está com carga baixa, se houve o rompimento do lacre e se há necessidade de substituição de componente visível e externo; Manutenção 2 Nível, que é anual, quando uma empresa especializada verifica o funcionamento de todos os itens que compõe o equipamento e faz a recarga do mesmo; e a Manutenção de 3 Nível, realizada a cada cinco anos, quando, além das verificações anteriores, também são observados vazamentos e a resistência do extintor e é obrigatório fazer a pintura no cilindro.

Deve-se também levar em consideração a idoneidade da empresa a ser contratada para executar a manutenção dos extintores, que deve ser certificada pelo Inmetro.

Obrigatoriedade

É obrigatória a instalação de extintores aptos para o funcionamento em eventos com concentração de pessoas, como shows musicais, congressos e festivais.

O extintor de incêndio é um dos equipamentos que integram a lista dos itens de segurança contra incêndio e pânico necessários para que o local adquira o alvará de funcionamento liberado pelo Corpo de Bombeiros, que atesta a sua aptidão para receber o público em segurança.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui