fbpx

Dia a dia

Mais uma cidade do ES pode ganhar patinetes elétricos

No último fim de semana, a Jet, empresa que já oferece os patinetes em Vila Velha, fez um teste com os moradores

Publicado

em

Jet faz teste com patinetes em Vitória

O serviço de patinetes elétricos pode ser disponibilizado também em Vitória. Foto: Divulgação (Jet)

Depois de fazer sucesso em Vila Velha, os patinetes elétricos também podem ganhar as ruas de Vitória muito em breve. No último fim de semana, a JET, empresa que administra o serviço, fez um teste para verificar a possibilidade de disponibilizar os equipamentos compartilhados também para os moradores da capital.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A ação aconteceu em Jardim da Penha e cerca de 240 pessoas experimentaram os equipamentos dispostos e 100 capixabas tiveram uma aula gratuita de direção segura com os veículos. Após uma consulta aos usuários, a empresa constatou o interesse dos moradores por esta modalidade de transporte.

“A empresa confirma o interesse em realizar uma parceria futura junto à Prefeitura de Vitória para dispor de uma frota de patinetes elétricos para a comunidade. Assim, a JET informa que iniciou o diálogo com o Poder Público apresentando uma proposta para a possibilidade de realizar esse serviço na cidade”, informou a empresa por meio de nota.

A prefeitura de Vitória foi procurada, mas até o fechamento não obteve retorno.

Patinetes em Vila Velha

O município de Vila Velha recebeu mais 332 novos patinetes elétricos em maio deste ano. No total, agora são 664 equipamentos de mobilidade urbana. O aumento da frota visa abranger áreas que inicialmente não eram contempladas no município.

De acordo com dados fornecidos pela JET, 1.5 mil viagens, em média, são registradas nos dias de semana. Já nos finais de semana e feriados esse número sobe para 2.5 mil viagens. O condutor do patinete precisa ter mais de 18 anos, não pode carregar passageiro e deve obedecer às normas de trânsito, como as previstas para bicicletas.

Os patinetes estão distribuídos em 512 pontos de estacionamentos virtuais, que podem ser acompanhados no aplicativo da empresa JET. No app, os pontos de retirada e estacionamento após o uso estão identificados pela letra “P”.

Para evitar acidentes, os patinetes têm velocidade máxima permitida e controlada por GPS, de acordo com a região de circulação dos veículos. Quando estão trafegando por ciclovias e ciclofaixas, a velocidade máxima deve ser de 20 km/h. Nas demais vias da cidade, a velocidade não deve ultrapassar 15 km/h. Em áreas de segurança, o limite de velocidade é de 6 km/h.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui