fbpx

Dia a dia

Mais de 32,8 mil farão Enem dos Concursos no Espírito Santo

O município de Vitória lidera o ranking de candidatos inscritos para fazer o Enem dos Concursos que acontece em maio

Publicado

em

concurso

O Enem dos Concursos acontece no dia 5 de maio em todo o país. Foto: Divulgação (Agência Brasil)

Falta menos de um mês para as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o chamado Enem dos Concursos, que será realizado no dia 5 de maio em todo o país. No Espírito Santo, 32.887 mil candidatos farão o exame em seis cidades capixabas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O município de Vitória é onde concentra a maior parte dos concurseiros. Ao todo, 12.431 candidatos. Em seguida vem Vila Velha (7.970), Serra (4.146), Cachoeiro de Itapemirim (3.395), São Mateus (2.621) e Colatina (2.324).

Com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.

Locais de prova e resultado

A consulta sobre o local de prova estará disponível a partir do dia 29 de abril. A previsão é que no dia 3 de junho sejam divulgados os resultados das provas objetivas, e preliminares das provas discursivas e de redação. No dia 30 de julho, deve sair o resultado final, indicando a classificação dos aprovados.

De acordo como Governo, são oito editais de blocos temáticos que terão 6.640 vagas disponíveis, divididas em 21 órgãos federais

O concurso foi planejado de forma a promover igualdade de oportunidade de acesso a cargos públicos efetivos, zelando pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

A elaboração buscou, também, padronizar procedimentos na aplicação das provas, bem como aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, “de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público”.

O Ministério alerta os candidatos sobre a importância de estarem cientes do conteúdo do edital escolhido. Ao todo, são oito documentos que reúnem as regras para concorrer a uma ou mais carreiras divididas por blocos temáticos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui