Dia a dia
Linha férrea desativada pode virar avenida em Cariacica, diz prefeito
A ideia do prefeito é aproveitar o trecho devolvido para construir uma avenida que aliviará o tráfego da BR-262, criando uma nova opção de circulação em Cariacica
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, anunciou que pretende transformar um trecho desativado da linha férrea, controlada pela VLI Multimodal S.A., em uma avenida que cortará o município, facilitando o trânsito e criando uma nova alternativa de deslocamento. A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (16), em entrevista à rádio BandNews FM. Reeleito no último dia 6 de outubro com 88,41% dos votos, Sampaio revelou que o projeto já está em andamento e a concessão para a criação da avenida está avançada.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A linha férrea em questão faz parte da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), cuja concessão está em processo de renovação. Controlada pela VLI Logística desde 1996, a ferrovia tem um contrato que expira em 2026, mas uma negociação em andamento prevê a extensão por mais 30 anos, com investimentos de R$ 24 bilhões. Como parte da proposta de renovação, está a devolução de um trecho desativado de 565,35 km que vai de Itaboraí (RJ) até Vitória (ES). Essa devolução inclui áreas no Espírito Santo que passarão por 11 municípios, incluindo Cariacica.
A ideia do prefeito é aproveitar o trecho devolvido para construir uma avenida que aliviará o tráfego da BR-262, criando uma nova opção de circulação entre os bairros do município. Segundo Sampaio, “essa avenida passaria pela atual linha do trem, cortando vários bairros e atravessando a cidade inteira”. O projeto também prevê a ligação com o município de Viana, integrando Cariacica a outros trechos importantes do estado.
Apesar do avanço na concessão, ainda é necessário aguardar a conclusão dos trâmites para que a devolução do trecho abandonado seja oficializada. A prefeitura de Cariacica informou que, após a definição sobre a renovação da concessão da FCA, serão analisados projetos de melhoria.
O prefeito destacou que a construção da avenida representará um importante passo para a mobilidade urbana no município, que busca alternativas para reduzir o fluxo de veículos na BR-262. Além disso, ele destacou que a obra deve impactar positivamente a qualidade de vida da população, oferecendo uma nova via de deslocamento e promovendo o desenvolvimento urbano em Cariacica.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui