fbpx

Dia a dia

LGBTQIAP+: entenda o significado de cada letra da sigla

A sigla, com suas oito variações além do sinal de mais – que indica outros grupos – engloba todos as sexualidades e identidades de gênero existentes

Publicado

em

A sigla LGBTQIAP+ engloba orientações sexuais e identidades de gênero. Foto: Elineudo Meira/@fotografia.75

A sigla LGBTQIAP+ engloba orientações sexuais e identidades de gênero. Foto: Elineudo Meira/@fotografia.75

No mês de junho – conhecido como o mês do amor – é celebrado o Mês do Orgulho LGBTQIAP+. A sigla, com suas oito variações, além do sinal de mais – que indica outros grupos – engloba todos as sexualidades e identidades de gênero existentes. Mas qual o significado de cada letra e qual o motivo de ter um mês dedicado à causa?

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A escolha da data não foi por acaso, há muita história por trás. O mês escolhido faz referência à revolta de Stonewall, boate onde ocorreu uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York. Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, policiais invadiram o estabelecimento, mas dessa vez, os frequentadores resistiram, e a partir disso, a violência irrompeu em um confronto que durou cerca de seis dias.

E após décadas, os acontecimentos no Stonewall Inn são vistos como um momento decisivo e revolucionário que eletrizou o movimento pelos direitos dos homossexuais — um movimento que garantiu o reconhecimento generalizado dos direitos civis LGBTQIAP+ nos Estados Unidos.

Por sua extensão, muitos fazem piada sobre a sigla ser “uma sopa de letrinhas”. No entanto, cada letra possui um significado cheio de representatividade. Reivindicando respeito e visibilidade, cada grupo possui sua própria bandeira condizente com sua identidade.

Confira o significado de cada uma delas:

L: A primeira letra diz respeito a mulheres lésbicas. Elas são mulheres que possuem relações afetivas sexuais por pessoas do mesmo gênero. É a primeira letra da sigla por uma questão de reivindicação de representatividade.

G: O G representa os homens gays, que são aqueles que possuem relações afetivas sexuais por outros homens.

B: O B é para as pessoas bissexuais que apresentam desejo e afeto para pessoas dos dois sexos – homens e mulheres. A letra foi acrescentada a sigla nos anos 2000. Essas três primeiras siglas (LGB), fazem referência a orientações sexuais, identidade que dizem respeito a como as pessoas se relacionam e sentem desejo por outras pessoas.

T: O T representa pessoas transsexuais e travestis, e há diferença entre ambos. As travestis são pessoas que não se entendem nem como mulheres cis e nem como homens cis, ou seja, elas não se reconhecem no gênero masculino, mas também não se reconhecem como mulheres trans, mas que se reconhecem em uma expressão feminina do gênero. E pessoas trans são aquelas que se entendem com um gênero diferente do qual o médico o designou no nascimento.

Q: A letra Q representa as pessoas queers. Termo pouco conhecido no Brasil, diz respeito a pessoas que possuem uma forma fluída de se representar em termos de gênero e sexualidade na sociedade, elas não se identificam com padrões e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

I: A letra I representa o intersexo, essas pessoas possuem aspectos biológicos dos sexos masculino e feminino, ou fora desses dois padrões. Pessoas intersexuais nascem com características sexuais – incluindo genitais, padrões cromossômicos e glândulas, como testículos e ovários, que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos.

A: A letra A representa pessoas assexuais que possuem relações afetivas sem necessariamente ter também relações sexuais. Essas pessoas não têm desejo sexual, não gostam de fazer sexo e vivem bem assim. Dentro dessa categoria existem vários tipos: os estritos, que nunca têm relação sexual; os demissexuais, que quando se envolvem afetivamente, passam a ter vontade de fazer sexo; e os assexuais da área cinza (grayssexual), que em poucos momentos da vida sentem atração sexual.

P: A letra P representa as pessoas pansexuais, pessoas dessa sexualidade se interessam pelo ser humano e não pelo seu gênero. A pansexualidade é uma orientação sexual na qual o indivíduo tem atração por homens, mulheres, pessoas não-binárias, andróginos, etc.

+: O sinal de mais que existe para incluir outros grupos, ele faz referência à todas as identidades não-binárias e gêneros fluidos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui