Dia a dia
Lenda do boxe brasileiro, Maguila morre aos 66 anos
Maguila foi um dos principais lutadores peso-pesado do boxe

Maguila acumulou 77 vitórias ao longo da carreira. Foto: Reprodução
Morreu nesta quinta-feira (24) o ex-lutador José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila. Ao 66 anos, ele sofria de encefalopatia traumática crônica (ETC), doença similar ao Alzheimer, desde 2013. A morte foi confirmada pela esposa, Irani Pinheiro, em entrevista à Record.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A ETC é uma doença comum em lutadores pela quantidade de golpes repetitivos que são recebidos na cabeça. Esses traumas resultam em danos cerebrais progressivos, que podem levar a alterações cognitivas, comportamentais e motoras ao longo do tempo.
Carreira
O principal peso-pesado e uma das direitas mais pesadas do boxe brasileiro, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, nasceu em Aracaju, em 1958.
Maguila começou sua carreira profissional em 1983, após um período no boxe amador, e rapidamente ganhou notoriedade por seu estilo de luta agressivo e pela força física.
Com jeito carismático e entrevistas que chamavam atenção, Maguila cativou o público. Entre as principais lutas, estão os confrontos com nomes como Evander Holyfield e George Foreman.
Ao longo dos 17 anos de carreira profissional, ele acumulou 85 lutas, 77 vitórias, sendo 61 por nocautes, sete derrotas e um empate técnico.
