Dia a dia
Lagoa transborda e rompe faixa de areia em praia do ES
O fenômeno encantou banhistas que estiveram na Lagoa da Coca-Cola, no parque Paulo César Vinha
Um fenômeno natural encantou os visitantes do Parque Paulo César Vinha, em Guarapari, no último fim de semana. A cheia da Lagoa de Caraís, localizada no local, proporcionou o raro encontro de suas águas com o mar da Praia de Setiba.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Conhecida como Lagoa da Coca-Cola, por sua coloração característica, a lagoa é um dos destinos favoritos de moradores e turistas. Esse transbordamento ocorre naturalmente em determinadas épocas do ano. Da mesma forma, o “desencontro” das águas também é um processo natural, que acontece quando o volume da lagoa diminui.
De acordo o biólogo e mestre em Biologia Animal pela Ufes, Daniel Gosser Motta, a cheia da Lagoa de Caraís é um fenômeno associado ao período de chuva prolongado. “Com a grande quantidade de chuva, que ocorreu nestes dias, a lagoa “aumenta de tamanho”, chegando próximo ao mar”, explicou.
Segundo o especialista, a conexão com o mar aconteceu agora na lua cheia, já que nesta fase da lua, a maré sobe muito mais. “Então coincidiu dela ter aumentado de tamanho e a maré estar alta, acontecendo assim a conexão com o mar, com isso, a água da lagoa vai em direção ao mar, e esse fenômeno permanece até o seu nível de água se estabilizar”.
Quer filmar os parques do ES com drone? Saiba como
Como chegar à Lagoa
O acesso exige uma caminhada de 2,5 quilômetros pela Trilha da Restinga. A trilha começa na sede do parque, localizada às margens da ES-060, conhecida como Rodovia do Sol. O trajeto, todo sinalizado, oferece aos visitantes um contato próximo com a natureza desde o início.
Veja o vídeo
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui