fbpx

Dia a dia

Justiça diz que ataque em escolas de Aracruz foi motivado por ideologia nazista

Essa foi a avaliação do juiz Felipe Leitão Gomes, divulgada nesta quarta-feira

Publicado

em

O ataque às escolas de Aracruz deixou quatro mortos e 11 feridos. Foto: Reprodução

O adolescente de 16 anos, apontado como atirador que matou quatro pessoas e feriu outras 11 em duas escolas de Aracruz, cometeu o crime por ódio e por ideologia extrema nazista e não por ter sofrido bullying, como afirmou em depoimento à polícia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Essa foi a avaliação do juiz Felipe Leitão Gomes, da Vara da Infância e Juventude de Aracruz. Em sua decisão, divulgada nesta quarta-feira (7), ele aplica a pena de três anos de internação, a maior possível para crimes praticados por menores de 18 anos.

Durante acesso aos equipamentos apreendidos após o crime, foram extraídos elementos apontando uma grande vinculação do representado com grupos extremistas de posicionamento nazista, com mídias de atos de violência e discriminação racial e xenofobia, sendo esta a motivação dos atos praticados pelo representado.

“Aliás, com a conclusão do procedimento na esfera policial, a autoridade policial apontou, a partir de dados extraídos dos equipamentos eletrônicos apreendidos e com autorização judicial, que a motivação dos atos infracionais foi exatamente este discurso de ódio extremista de ideologia nazista”, diz um trecho da sentença.

Leia também:

Pai do autor do ataque a escolas de Aracruz recomendou livro de Hitler

No celular do adolescente foi encontrada mensagem escrita no bloco de notas afirmado que o ato foi inspirado em outros acusados de cometer ataques semelhantes nas escolas de Suzano, em São Paulo, e Realengo, no Rio de Janeiro.

“Confrades, venho aqui avisa-los de que muito em breve acontecerá “algo grande”. É graças a eles que agora estou perto de realizar o ato. Seguidamente gostaria de alertar os dogoleiros a respeito de possíveis operações da PF contra os resquícios do outrora dogolachan, portanto, reforcem e atualizem a sua segurança. Como disse anteriormente, em breve estarei realizando o ato, infelizmente não posso dar mais informações a respeito, no entanto, garanto- lhes que irei carregar a suástica comigo e irei destruir aquela escória judia e comunista.”

O grupo “dogolachan”, citado na mensagem, foi criado com o objetivo de disseminar discursos de ódio e atos de violência. Grupos dessa natureza, que permeia a chamada “deep web”, tem por objetivo disseminar atos de pedofilia, nazismo, racismo e homofobia.

Em vídeo extraído e datado de 04 de novembro de 2022, na posse de uma pistola e com uma imagem da suástica na tela de um computador ou televisão ao fundo, o adolescente apresenta uma narrativa que justifica o porquê de atacar escolas, sobretudo professores, que indica serem membros de um sistema voltado à “infectar e doutrinas os alunos” e que “as crianças estão infectadas, elas não tem mais solução, por isso cortarei o mal pela raiz”.

“Ainda faz uma referência à escola particular – sem indicar o seu nome -, que afirma serem “habitadas por filhos e netos de maçons e como é praticamente sozinho, você sozinho querer matar esses maçons visto que a polícia é o exército pessoal deles, você precisa atingi-los de outra forma, ou seja, se eu não posso atacá-los diretamente, irei atacá-los indiretamente, não se enganem numa guerra você não pode só se defender, você precisa encontrar uma oportunidade e atacar o inimigo, atacar com todas as forças.”

E arremata: “se for pra atingir esses maçons, esses burgueses desgraçados, eu vou matar as suas crianças, pois isso é uma guerra e na guerra não importa como você ganha o que importa é a vitória.”

Em outro vídeo gravado no mesmo dia, o adolescente faz uma expressa e direta referência ao nazismo de Hitler, a quem chama de Fuhrer, com referência aos demais membros do grupo que compõe os denominados “meus camaradas nacionais socialistas”.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui