fbpx

Dia a dia

Junho foi mês mais quente já registrado globalmente, diz meteorologia

A temperatura do mar atingiu um novo recorde em junho, resultado de mudanças de longo prazo e, em parte, do El Niño

Publicado

em

Nos últimos dias, os capixabas têm reclamado do frio, enquanto o planeta registra temperaturas cada vez mais altas. Segundo informações do Copernicus Climate Change Service, apoiado pela União Europeia (UE), o último mês de junho foi o mais quente já registrado em todo o mundo, tanto em termos de temperatura do mar quanto do ar.

De acordo com o relatório do Copernicus, “Junho foi o mês mais quente globalmente, com pouco mais de 0,5°C acima da média de 1991-2020, superando junho de 2019 – o recorde anterior – por uma margem substancial.”

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Essa conclusão é baseada em análises computacionais que utilizaram bilhões de dados de satélites, navios, aeronaves e estações meteorológicas em todo o mundo.

O relatório destaca que a Europa experimentou temperaturas recordes durante o mês, enquanto partes da América do Norte, Ásia e Leste da Austrália ficaram significativamente mais quentes do que o normal para essa época do ano.

A temperatura do mar atingiu um novo recorde em junho, resultado de mudanças de longo prazo e, em parte, do fenômeno climático natural conhecido como El Niño, que alimenta ciclones tropicais no Pacífico e aumenta as chuvas.

O relatório também menciona que “anomalias excepcionalmente quentes na temperatura da superfície do mar foram registradas no Atlântico Norte. Ondas de calor marinho extremas foram observadas na Irlanda, Reino Unido e Mar Báltico.”

Além disso, o gelo do mar antártico alcançou a menor extensão desde o início das observações por satélite, ficando 17% abaixo da média e quebrando o recorde anterior de junho, como observado pelo Copernicus.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui