fbpx

Dia a dia

Jacaré de 2,5 metros aparece na areia da Praia de Camburi

Animal foi visto na noite de quarta (23) próximo à Vale, em Vitória; espécie é de água doce e está ameaçada de extinção

Publicado

em

Jacaré de 2,5 metros aparece na areia da Praia de Camburi, em Vitória

Jacaré de 2,5 metros aparece na areia da Praia de Camburi, em Vitória. Foto: Reprodução

Um jacaré-do-papo-amarelo de cerca de 2,5 metros foi visto no início da noite da última quarta-feira (23) na Praia de Camburi, em Vitória. O animal foi flagrado próximo à região da mineradora Vale, no final da praia, e chegou a entrar no mar, surpreendendo quem estava no local.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Um vídeo gravado por uma pessoa que presenciou a cena mostra o momento em que o jacaré mergulha nas águas. A Polícia Militar Ambiental foi acionada e, em seguida, contatou o Projeto Caiman, que atua no resgate e monitoramento de répteis na Grande Vitória.

De acordo com a equipe técnica, quando os profissionais chegaram ao ponto indicado, o jacaré já havia retornado à vegetação. No entanto, pegadas e marcas da cauda foram encontradas na areia, indicando o trajeto seguido pelo animal até o Parque Costeiro, de onde possivelmente havia saído.

Segundo Lucas Yu, pesquisador do Projeto Caiman, a presença de jacarés na região não é rara. “O parque e os arredores possuem ecossistemas que favorecem a permanência da espécie. O jacaré-do-papo-amarelo está ameaçado de extinção, e sua aparição reforça a importância da preservação ambiental na Grande Vitória”, explicou.

Embora tenha sido visto na praia, o jacaré-do-papo-amarelo é um animal de água doce, o que torna o ambiente marinho inadequado para ele. “O contato prolongado com água salgada pode causar problemas de saúde ao animal”, alertou Lucas.

O Projeto Caiman reforça que, em casos como esse, a orientação é não se aproximar e entrar em contato com a equipe de resgate especializada pelo telefone (27) 99763-9757. O cuidado é necessário tanto para a segurança das pessoas quanto para a preservação da fauna silvestre.

LEIA MAIS: