Dia a dia
Já ouviu falar no golpe da chamada de vídeo? Entenda como funciona
Golpistas fazem contato com as vítimas por meio de ligação em vídeo e em poucos segundos começam com as chantagens

Você já ouviu falar no golpe da chamada de vídeo? Foto: Freepik
Você recebeu alguma ligação de número internacional recentemente? Se não aconteceu com você, possivelmente ouviu algum amigo ou familiar dizendo que um número estranho teria feito uma chamada de vídeo para ele.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
E pode ser golpe! Os alertas viralizaram nas redes sociais e relatam a situação que muitos viveram. O aviso é que a pessoa do outro lado da linha seria um criminoso. E quando a vítima atende, ele envia uma imagem contendo pornografia infantil e faz um print. Neste caso, o rosto da pessoa fica exposto e os bandidos utilizam essa imagem para chantagear a vítima e exigir dinheiro, alegando que irão publicar a foto nas redes sociais.
Essa pode ser uma nova versão do crime que ficou conhecido como “Golpe da chamada de vídeo”. Desde o ano passado são divulgadas notícias em todo Brasil dessa prática criminosa que é feita em segundos. Na armadilha, tudo que o golpista precisa é que a vítima atenda a ligação para iniciar a chantagem e pedir dinheiro. A pessoa já aguarda do outro lado da tela e mostra as partes íntimas e faz prints.
Procuramos a Polícia Civil do Espírito Santo para saber se há vítimas deste tipo de crime no estado. A assessoria respondeu que não há caso registrado desse tipo de golpe na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).
Mesmo assim, a Polícia Civil orienta que as vítimas desse crime registrem a ocorrência, podendo comparecer pessoalmente a uma delegacia ou realizar o registro por meio da Delegacia Online, https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br , para que a Polícia Civil tome ciência do caso e inicie as investigações.
