Dia a dia
Incêndio atinge o Monumento Natural O Frade e a Freira
O incêndio atinge o Monumento Natural Estadual O Frade e a Freira desde a madrugada desta sexta-feira (13). Equipes estão no local tentando combater o fogo

Incêndio atinge o Monumento Natural O Frade e a Freira. Foto: reprodução
Um incêndio está atingindo o Monumento Natural Estadual O Frade e a Freira (Monaff) desde a madrugada desta sexta-feira (13). Equipes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e do Corpo de Bombeiros Militar estão atuando na ocorrência. O Notaer também foi acionado e está realizando voos de avaliação neste momento.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O Corpo de Bombeiros Militar informou que foi acionado, por volta de 1h desta sexta-feira (13), para atender uma ocorrência de incêndio na área de mata, em Itapemirim. A equipe foi ao local e identificou os focos, sendo que a área era de difícil acesso e a visibilidade dificultada, por conta da escuridão. Os militares realizaram o combate onde foi possível acessar.
Nesta manhã, a população local realizou novo acionamento. Os militares estão no local atuando no controle das chamas. O Notaer também foi acionado e está realizando voos de avaliação neste momento. As prefeituras de Itapemirim e Rio Novo do Sul também estão ajudando na combate aos focos, que estão em local de difícil acesso.
Ver essa foto no Instagram
Contorno do Mestre Álvaro
O Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, foi totalmente interditado nesta sexta-feira (13). O motivo mais uma vez é a fumaça que compromete a visibilidade na pista. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com o Centro de Controle Operacional da Eco101, o acesso foi fechado no sentido Norte e o trecho da BR-101 foi sinalizado. A equipe da concessionária segue dando apoio à PRF e ao Corpo de Bombeiros no que for necessário.
O Corpo de Bombeiros Militar informou que foi acionado e atua, desde o dia 11 de setembro, última quarta-feira, para combater focos de incêndio em turfa na área de vegetação às margens da rodovia BR-101. O combate foi priorizado para evitar o avanço na turfa não queimada.
Segundo a assessoria da corporação, foi feito o mapeamento da área para possível captação por meio de bomba d’água. Os militares estão na região e realizam, além do trabalho de combate contínuo, monitoramento com câmera térmica.
Orientações de Segurança para a População
Sobre como a população deve agir em caso de incêndio próximo, a Capitão Andresa do Corpo de Bombeiros orienta: “Se estiver próximo à residência, é importante sair. Realmente. A nossa prioridade são vidas.” A fumaça, além de tóxica, pode ser extremamente perigosa, e a segurança deve ser a prioridade. Ela alertou ainda para que, em casos de incêndio, as pessoas acionem o Corpo de Bombeiros em vez de tentar combater as chamas sozinhas, especialmente se não tiverem treinamento adequado.
