Dia a dia
Horários, regras e preços. Saiba como vai funcionar o aquaviário
O novo aquaviário começa a operar no dia 20 de agosto
Depois de muita expectativa, o Governo do Espírito Santo finalmente bateu o martelo sobre o início das operações do novo aquaviário que vai interligar os municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica. A inauguração será no dia 20 de agosto, com a primeira viagem saindo da estação de Porto de Santana.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande nesta quinta-feira por meio das suas redes sociais.
Ele publicou nas redes sociais um vídeo onde mostrou que a obra da estação da Prainha está na fase final. Na publicação ele embarcou na Prainha e mostrou que gastou 7 minutos para chegar na estação da Praça do Papa.
O novo aquaviário irá iniciar suas atividades com duas embarcações e conectando três estações estrategicamente posicionadas: Prainha, em Vila Velha, Praça do Papa, em Vitória e Porto de Santana, em Cariacica.
O funcionamento inicial será das 6h às 20 horas de segunda a sexta-feira. Aos sábados o serviço será das 8h às 18 horas e domingos e feriados das 9h às 15 horas. Os horários podem sofrer alterações futuramente de acordo com a demanda.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que o serviço será integrado ao Transcol e a passagem, no valor de R$ 4,50, será paga por meio do CartãoGV, sem cobrança adicional.
A secretaria informou ainda que a operação do novo sistema também seguirá o mesmo modelo de regras do Transcol para conexão temporal com os coletivos que passam nos pontos de ônibus próximos às estações.
“Dessa forma, o passageiro que iniciar a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o aquaviário (ou vice-versa), pagará somente uma tarifa, no primeiro embarque”, explicou a Semobi em nota.
Os pontos contarão com a mesma estrutura de segurança disponível nos terminais do Transcol. Serão instaladas câmeras de vídeo monitoramento, integradas com a Central de videomonitoramento da Companhia Estadual de Transporte Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).
As embarcações têm capacidade para até 98 passageiros e são equipadas com ar-condicionado, banheiro e além de oferecer aos usuários espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo.
“Não será permitido exceder a capacidade máxima, por motivos de segurança, respeitando as diretrizes previstas pelas autoridades marítimas”, reforçou o Governo.
A reportagem do ES360 também questionou sobre os intervalos das viagens, mas a secretaria informou que o planejamento operacional será divulgado pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES).
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui