fbpx

Dia a dia

Homens e motociclistas são os que mais morrem na BR-101 no ES

Ao todo, só este ano já foram mais de 80 mortes em acidentes na BR-101 no trecho que corta o ES

Publicado

em

br-101

A maioria dos acidentes na BR-101 acontece em trechos que já são duplicados. Foto: Divulgação

O trecho capixaba da BR-101, administrado pela Ecovias Capixaba, registrou 82 mortes entre janeiro e agosto de 2025, em um total de 2.695 acidentes. Mais do que os números absolutos, o levantamento revela o perfil predominante dos mortos na rodovia: homens e motociclistas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo os dados da concessionária, 52% das vítimas fatais estavam em motocicletas, enquanto 30% eram ocupantes de carros ou caminhões. Os pedestres representam 17% dos óbitos. A disparidade de gênero é marcante: 89% dos mortos eram homens. Outro dado que chama atenção é o uso de equipamentos de segurança — quase metade das vítimas não usava cinto de segurança no momento do acidente.

Os acidentes se concentram em sextas-feiras, com 467 registros. Já as mortes ocorrem com mais frequência aos domingos, quando foram contabilizados 16 óbitos.

O período da tarde lidera em número de acidentes (795), mas os óbitos acontecem principalmente durante a noite, com 28 mortes registradas.

Mais da metade dos acidentes (56%) aconteceram em trechos duplicados, contra 44% em pistas simples. Entre os tipos de ocorrência mais letais, a colisão frontal e o atropelamento de pedestres se destacam, cada um responsável por 20 mortes.

Enquanto os números preocupam, a concessionária afirma seguir investindo em melhorias. No trecho da ponte sobre o Rio Grande (km 347,7), as obras estão 90% concluídas.

A duplicação entre os km 347 e 354, em Anchieta, já alcança 98,64%, enquanto a frente de trabalho entre os km 242 e 247,3, na Serra, está em 42,9%.

Entre Alfredo Chaves e Iconha (km 357 ao 373), as intervenções começaram em julho e estão na fase de supressão vegetal e terraplanagem.

Para criar uma conscientização nos motoristas, a Ecovias Capixaba realizará, no próximo dia 20 de setembro, um evento aberto ao público para marcar a Semana Nacional do Trânsito, com atividades voltadas para a conscientização sobre segurança viária. A ação acontecerá no Parque da Vale, em Jardim Camburi, Vitória, das 8h30 às 12h, com uma programação com atrações gratuitas para toda a família. Entre elas, estão o simulador de impacto, que permite que jovens e adultos a partir de 12 anos sintam, de forma realista, os efeitos de uma colisão.