Dia a dia
Homem é resgatado de helicóptero após afogamento em rio no ES
O rio em Santa Leopoldina estava com volume acima do normal por causa da forte chuva
Um morador de Santa Leopoldina, na região serrana do Espírito Santo, se afogou na tarde desta quinta-feira (9) após cair no rio e ser arrastado pela enchente. A vítima, de 54 anos, foi socorrida pelo helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer-ES).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O homem foi transferido de Santa Leopoldina para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória. Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram mergulhos para o resgate, iniciaram manobras de RCP (reanimação cardiopulmonar) e, após estabilizá-lo, o encaminharam ao hospital local antes de acionar o apoio aéreo.
O estado de saúde do homem não foi informado. O município de Santa Leopoldina foi atingido, nas últimas 24 horas, por uma forte chuva que afeta todo o estado desde terça-feira (7).
Além de Santa Leopoldina, as cidades de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa também enfrentam alagamentos. A região está em risco alto de deslizamentos de terra e transbordamento de rios, com orientações para que moradores de áreas de risco deixem suas casas e busquem locais seguros.
Até o momento, 346 pessoas precisaram deixar suas residências no estado, sendo 320 desalojados e 26 desabrigados. A maior parte está em Rio Bananal, onde há 200 desalojados e 12 desabrigados. Em Santa Leopoldina, 30 pessoas estão desalojadas e uma está desabrigada.
Em João Neiva, há nove desabrigados, enquanto Mimoso do Sul contabiliza 27 desalojados e Aracruz registra 23 desalojados. A Defesa Civil reforça a orientação para que moradores de áreas de risco procurem locais seguros.
Previsão de mais chuvas
Nesta quinta-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para 58 municípios do estado, indicando chuvas intensas de até 100 mm por dia e ventos que podem chegar a 100 km/h, válido até as 10h desta sexta-feira (10). Além disso, um alerta amarelo de perigo potencial está em vigor para todo o Espírito Santo, com previsão de chuvas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h.
Municípios em alerta laranja
Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alto Rio Novo
Apiacá
Atílio Vivacqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Governador Lindenberg
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Vila Pavão
Vila Valério
Segundo a Defesa Civil do Espírito Santo, a previsão do tempo para esta sexta-feira (10) indica a continuidade das chuvas no Espírito Santo, com maior intensidade no extremo norte do estado. Segundo meteorologistas, há 60% de chance de acumulados entre 50 e 70 mm na região, enquanto pontos isolados podem registrar volumes de até 90 mm.
Na Grande Vitória e no extremo sul, os volumes esperados são menores, variando de 1 a 5 mm, com possibilidade de acumulados isolados de até 15 mm. No litoral sul, a chance de chuva é baixa.
Nas demais áreas do estado, as chuvas devem variar entre 10 e 30 mm, podendo alcançar 50 mm em pontos isolados. O risco de vendavais acompanhando as precipitações, principalmente nas regiões norte e central, também está previsto.
A Defesa Civil mantém o alerta para cuidados em áreas de maior risco e recomenda atenção aos avisos meteorológicos.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui