Dia a dia
Homem é preso por incêndio em área de 10 campos de futebol no ES
A queimada teve início no último sábado e atingiu uma plantação de eucalipto e área de floresta em Marechal
Militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) prenderam um homem no distrito de Victor Hugo, em Marechal Floriano, na região serrana do Espírito Santo. O suspeito teria provocado uma queimada que devastou uma área equivalente a 10 campos de futebol, conforme informações do Corpo de Bombeiros.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O fogo começou no último sábado (07) e atingiu tanto uma plantação de eucalipto quanto uma área de floresta na região de Córrego do Ouro, no distrito de Victor Hugo. Após um trabalho intenso, a equipe dos Bombeiros conseguiu controlar as chamas.
Não havia residências nas proximidades da área atingida pelo incêndio. O proprietário do terreno admitiu aos policiais militares ambientais e aos bombeiros que colocou fogo no local para limpar a área, mas perdeu o controle das chamas.
De acordo com os policiais ambientais, o autor do incêndio foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de plantão em Venda Nova do Imigrante.
Durante a fiscalização, foi constatado que o incêndio atingiu a Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Pedra Azul. Uma equipe da Polícia Militar Ambiental retornará ao local nesta semana para medir a área incendiada e aplicar a multa ao proprietário pelo dano ambiental.
Recorde de queimada
De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só nos oito primeiros dias de setembro, o Espírito Santo registrou 91 focos de incêndio em vegetação. O número é quase o dobro do registrado durante todo o mês no ano passado, quando foram contabilizadas 54 ocorrências.
Ainda de acordo com os dados do Inpe, de janeiro ao dia 8 de setembro de 2024, foram registrados 425 casos contra 233 do mesmo período do ano passado. Pelo levantamento, por enquanto, agosto lidera o número de ocorrência, com 100 casos.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui