Dia a dia
Hacker vaza novo GTA 6 e põe em risco o lançamento do jogo
O maior vazamento da história, como tem sido chamado por youtubers, acontece após um longo trabalho de produção e proteção da Rockstar Games

Hacker rouba dados sobre o desenvolvimento do jogo GTA 6. Foto: Divulgação / Rockstar Games
Um hacker vazou arquivos de um dos jogos mais aguardados da década, o Grand Theft Auto 6, ou GTA 6, para os íntimos. O maior vazamento da história, como tem sido chamado por youtubers, acontece após um longo trabalho de produção e proteção da Rockstar Games, empresa que distribui a franquia.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O hacker “teapotuberhacker” assumiu a responsabilidade da invasão e do compartilhamento das imagens que mostram praticamente tudo no novo jogo. O vazamento pode atrapalhar mais uma vez os planos da Rockstar, que já foi alvo de vazamentos em 2018.
No ano, um jornal divulgou detalhes privados sobre o jogo Red Dead Redemption, atitude que custou caro, pois a empresa responsável pelo vazamento teve de pagar uma multa de alguns bilhões de reais. E com esse vazamento do último domingo (18), a empresa pode atrasar a entrega do jogo, já que mais de 10 mil linhas de código foram expostas na internet.
De acordo com o jornalista especialista em games do Bloomerang, Jason Schreier, os prejuízos do vazamento e até o trabalho em home office deve ser afetado. “Para aqueles que perguntaram: Existem várias razões para isso ser um pesadelo para a Rockstar. Uma é que vai atrapalhar o trabalho por um tempo. Outra é que isso pode levar a administração a limitar a flexibilidade do trabalho em casa. As repercussões desse vazamento podem não ficar claras por um bom tempo “
Not that there was much doubt, but I’ve confirmed with Rockstar sources that this weekend’s massive Grand Theft Auto VI leak is indeed real. The footage is early and unfinished, of course. This is one of the biggest leaks in video game history and a nightmare for Rockstar Games
— Jason Schreier (@jasonschreier) September 18, 2022
Em nota, a empresa americana informou que teve os servidores invadidos e que o desenvolvimento do jogo foi divulgado sem autorização. A Rockstar termina a nota dizendo que está desapontada com os acontecimentos e que o desenvolvimento do jogo continua como o planejado.
Por outro lado, o hacker ameaça a empresa e diz que pretende divulgar o código fonte do jogo. Ele não detalhou valores, mas escreveu no fórum que está apto a negociar com propostas a partir de cinco dígitos, ou seja US$ 10 mil (R$51.503,00).
O conteúdo vazado
Nos arquivos é possível ver os dois personagens jogáveis, além da tradicional cidade do GTA 3, a Vice City. Há rumores que todas as cidades da franquia estarão no jogo, incluindo Los Santos, cidade em que se passa GTA San Andreas, jogo para Play Station 2 que ficou muito popular no Brasil no ano de 2005.
Além dos vídeos, os códigos do jogo foram disponibilizados para todos na internet. Com esses códigos é possível descobrir como as estruturas, personagens e outros itens do jogo funcionam.
E os problemas para a Rockstar não acabam. O hacker ameaça a empresa dizendo que vai liberar o código fonte do jogo, como disse acima. Se ele fizer isso, toda a tecnologia nova do jogo bem como as matrizes gráficas ficam expostas, dando mais facilidade para o desenvolvimentos de trapaças e abrindo um mercado paralelo: a compra e venda de hacks que dão vantagens indevidas aos jogadores.
