fbpx

Dia a dia

Há 50 dias não chove no ES. E a previsão é de mais seca

De acordo com o Incaper, não há previsão para volumes de chuva no Espírito Santo e a seca vai continuar

Publicado

em

Tempo instável. Nuvens de chuva. Tempo fechado

O período de seca no Espírito Santo deve acabar só em novembro com a chega das chuvas. Fernando Frazão/Agência Brasil Foto: Patrícia Battestin

O Espírito Santo está vivendo um grande período de estiagem. De acordo com dados do Incaper, a seca já chega até 50 dias em algumas regiões capixabas. E a previsão para quem aguarda por uma chuva não é nada animadora. A expectativa é de que os volumes de chuva só comecem a partir de novembro. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com o coordenador da meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, esse é um período mais seco e menos quente, no entanto, o Brasil, inclusive o Espírito Santo, está vivendo um efeito nos últimos 15 meses com recordes de temperatura média global. 

Nas áreas litorâneas da Grande Vitória, ainda de acordo com o Incaper, não chove há quase 40 dias. De acordo com o coordenador da meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, a seca é provocada principalmente por causa das altas temperaturas associadas à queda da umidade. 

“Nos próximos dias as previsões apontam para uma pequena quantidade de chuva pelo litoral Sul do Espírito Santo, principalmente entre sábado e domingo pela manhã. Depois não há mais expectativa de chuva para a próxima semana. Esse volume não vai reverter esse cenário de estiagem”, explicou. 

No dia 22 de setembro o inverno se despede oficialmente e começa a primavera. A expectativa com a nova estação é de que aconteça um maior volume de chuva, mas a previsão é de que setembro ainda seja de tempo seco. 

“De acordo com as previsões, o que se espera é uma condição abaixo da média em todo o estado e pode haver um deslocamento da época chuvosa para a segunda quinzena de outubro. Mas a retomada das chuvas com volumes maiores só a partir de novembro”, disse. 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui