Dia a dia
Gripe aviária: Japão suspende importação de frango do ES
De janeiro a maio, o estado exportou 216 toneladas de carne apenas para o Japão

Foto: Divulgação (Divulgação/CRMV-SP)
O Japão suspendeu temporariamente as compras de carne de aves produzidas no Espírito Santo. No entanto, a comercialização com outros estados do país continua. A decisão vem após o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmar o primeiro foco de gripe aviária em aves domésticas: um ganso e um pato em um criadouro no município da Serra, na Grande Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A pasta questionou as autoridades sanitárias japonesas, já que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal, a suspensão do comércio é indicada apenas em casos registrados em produção comercial. Até o momento, não há notificações na produção comercial avícola e nem em humanos.
O secretário de agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, reforça as medidas que estão sendo tomadas e comenta a avaliação da Secretaria em relação ao embargo. “O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal cuida da sanidade animal e tomou todas as providências que são recomendadas para este tipo de situação. Nos causou muita estranheza o fato do Japão declarar embargo às exportações de carne de frango do Espírito Santo, tendo em vista que a Organização Mundial da Saúde somente recomenda restrição em caso de ocorrência da enfermidade em avicultura comercial, o que não foi o caso”, comentou.
Ainda de acordo com o secretário, o estado tem pequena participação na exportação de carne, mas vinha aumentando a atuação de forma recente. De janeiro a maio, o estado exportou 216 toneladas de carne apenas para o Japão.
Até o momento, já foram identificadas 53 aves com a gripe aviária no Brasil, sendo 28 delas no Espírito Santo.
