Dia a dia
Governador vai para Brasília em busca de ajuda para o ES
Em entrevista na rádio BandNews FM o governador confirmou que terá uma reuniões na manhã desta terça-feira-feira com o ministro Waldez Góes
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande embarca na noite desta segunda-feira (25) para Brasília, em busca de apoio do Governo Federal para as cidades da região Sul do estado que foram devastadas após serem atingidas por uma forte chuva neste fim de semana.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em entrevista na rádio BandNews FM o governador confirmou que terá uma reunião na manhã desta terça-feira (26) com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para apresentar um relatório preliminar sobre a situação dos municípios. precisa de ajuda para a reconstrução dos municípios. “A ajuda principal é na recuperação da infraestrutura. Cito dois investimentos que precisamos: recuperação de casas, muitas casas foram destruídas, foram carregadas pela água e pontes. Também recuperação de vias”, explicou Casagrande.
Casagrande também falou que o Governo Federal também ajudou com um helicóptero, que foi cedido pela Polícia Federal e que o Exército está se deslocando para ajudar na entrega de doações e ajuda que for necessária na região.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou a Situação de Emergência em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região sul capixaba desde a noite de sexta-feira (22). Casagrande fez um sobrevoo na região e visitou o município de Mimoso do Sul, uma das cidades mais atingidas pela enxurrada. Desde o início das chuvas, o governo do Estado atua na coordenação dos trabalhos de resposta ao desastre no resgate de vítimas e no atendimento das pessoas atingidas.
O Decreto nº 501-S foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. Fica decretada a Situação de Emergência nos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
MEDIDAS DE APOIO
Casagrande também anunciou medidas de apoio às famílias e empreendedores dos municípios atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias na região sul capixaba. Ao longo deste domingo (24) Casagrande visitou os municípios de Mimoso do Sul, Bom Jesus do Norte e Apiacá, que foram os mais afetados pela enxurrada. Equipes de vários órgãos do Estado também atuaram nos locais, prestando atendimento às vítimas do desastre.
Em coletiva de imprensa no final da tarde, o governador oficializou a adoção de um conjunto de medidas econômicas voltadas para as pessoas e empreendedores que tiveram prejuízos com as chuvas. O Governo do Estado vai liberar o Cartão Reconstrução, que é um benefício no valor de R$ 3 mil para aquisição de móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos, material de construção ou qualquer item que a família entenda como prioritário.
Já os empreendedores vão contar com linhas de financiamento especiais, além da prorrogação das operações de crédito em curso pelo prazo de seis meses. O Governo do Estado vai investir R$ 50 milhões para subsidiar as operações junto ao Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), por meio do Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba – FORTEC. Além disso, serão abertas novas linhas para o microcrédito, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
ES SOLIDÁRIO PARA VÍTIMAS DAS CHUVAS
Em decorrência das fortes chuvas no sul capixaba, o governo do Estado está organizando doações de água mineral, cestas básicas, cobertores, roupas em condições de uso, além de kits de limpeza e de higiene pessoal para ajudar as pessoas que estão enfrentando dificuldades.
Os donativos podem ser entregues em Vitória, na Quadra de Esportes da sede do Corpo de Bombeiros Militar (Endereço: Rua Tenente Mário Francisco de Britto, 100, bairro Enseada do Suá), e em Cachoeiro de Itapemirim, na 1ª Companhia Bombeiros Militar (Endereço: BR-393, KM 0, antiga Av. Mardegan, 790, bairro Marbrasa).
Neste momento de consternação, o Governo do Estado pede o apoio da população para juntos superarmos mais este trágico episódio.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui