Dia a dia
Gota de Vida: conheça o app que facilita a doação de sangue
Ideia surgiu da necessidade de melhorar a comunicação entre hemocentros e doadores
O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) desenvolveu o “Gota de Vida”, um aplicativo para incentivar a doação de sangue no Espírito Santo. Disponível para Android e iOS, o app foi projetado para simplificar e contribuir no aumento da captação de sangue nos hemocentros do estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A ideia do “Gota de Vida” surgiu da necessidade de melhorar a comunicação entre hemocentros e doadores. O ICEPi criou o aplicativo como uma ferramenta de saúde pública, percebendo o desafio de manter os estoques de sangue em níveis satisfatórios.
Funcionalidades
“O app tem uma série de ferramentas para facilitar nesse sentido. Como, por exemplo, a verificação de elegibilidade de aptidão do doador. Nós temos um recurso que permite que o doador faça um questionário para verificar sobre dados pessoais, uso de medicamentos que podem impedir a doação de forma definitiva ou temporária”, explica Fábio Alvarenga, pesquisador do ICEPi.
Após a verificação de elegibilidade, o doador pode fazer o agendamento online diretamente pelo aplicativo. Isso garante que ele tenha um dia e horário para doar, com prioridade em todo o atendimento, desde a triagem até a coleta de sangue.
O “Gota de Vida” também possui uma comunidade onde os doadores podem fazer pedidos de doação, prática comum em redes sociais. O aplicativo ainda mostra o estoque diário de sangue, destacando os tipos sanguíneos que mais precisam de doações.
“Temos a possibilidade de registrar doações e verificar o histórico de doações daquele doador, gerando uma contagem regressiva para a próxima doação, observando, é claro, o tempo de espera para o sexo biológico masculino e feminino, que é de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres”, conta.
Doação
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos. O doador precisa ter mais de 50 kg, não deve ir fazer a doação em jejum e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12h anteriores a doação.
Pessoas com hepatite B e C, hanseníase, doenças autoimunes, HIV/AIDS, diabetes tipo 1 com uso de insulina, AVC ou câncer não podem fazer a doação. Outras doenças e procedimentos que impedem a doação podem ser encontradas no site do Hemoes.
Confira a entrevista completa
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui