Dia a dia
Google lança o Lumiere, nova IA para vídeos realistas
Tecnologia é um modelo de difusão de texto para vídeo para sintetizar vídeos que retratam movimentos realistas, diversos e coerentes

Lumiere é a nova inteligência artificial do Google. Foto: Reprodução
O Google anunciou nesta quinta-feira (25) o lançamento de mais um modelo de inteligência artificial. Desta vez é Lumiere, uma IA destinada a criação de vídeos realistas a partir de diversos tipos de comandos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A tecnologia foi criada por dois pesquisadores e promete gerar vídeos com movimentos coesos e precisos. A ideia é conseguir romper com o visual robótico disponibilizado por outros concorrentes do segmento.
Os pesquisadores definem o Lumiere como um “modelo de difusão de texto para vídeo para sintetizar vídeos que retratam movimentos realistas, diversos e coerentes”. O novo modelo é capaz de criar vídeos com uma taxa de quadros estável e completa, mesmo que em baixa resolução.
> Capixaba cria protótipo do primeiro carro elétrico nacional
A novidade ainda não está disponibilizada para o público e não há previsão de que isso ocorra. Entretanto, esse não é o primeiro modelo de IA que a Google tem envolvimento, também existe o VideoPoet, com ferramentas semelhantes ao Lumiere.
Geração estilizada
O Lumiere consegue entender o padrão e criar imagens e vídeos com a mesma identidade visual. Isso pode ser feito a partir do envio de uma imagem de referência em que a IA irá compreender o modelo e criar novos vídeos com a mesma estética. Isso é útil para quem tem dificuldade de descrever por meio de um prompt o que está na imagem.
3/ Geração estilizada pic.twitter.com/sBvA64RbS5
— Carlos| IA Negociòs (@HumildeAutor) January 25, 2024
Cinemagrafia
A cinemagrafia é um tipo de animação de apenas uma parte da imagem enquanto todo o resto permanece estático. O Lumiere faz uso dessa técnica, o que permite até substituir uma parte do vídeo por outra. O recurso também pode ser usado para aplicar novos estilos de vídeo sem perder o plano de fundo original.
5/ Cinemagrafias pic.twitter.com/6jjqnHpkAz
— Carlos| IA Negociòs (@HumildeAutor) January 25, 2024
Confira o vídeo de apresentação completo
