fbpx

Dia a dia

Golfinhos dão show de acrobacia em Vila Velha; veja imagens de drone

Durante quase uma hora, os golfinhos acompanharam a embarcação, que saiu em busca de coleta de dados

Publicado

em

Golfinhos dão show de acrobacia em alto mar em Vila Velha

Golfinhos dão show de acrobacia em Vila Velha. Foto: Reprodução

Um grupo de golfinhos-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) deu um show de acrobacias para a equipe do Projeto Amigos da Jubarte em Vila Velha. Durante quase uma hora, os animais acompanharam a embarcação, que saiu em busca de coleta de dados.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Durante o período em que estiveram próximos, os pesquisadores do Projeto Amigos da Jubarte puderam aproveitar para coletar dados referentes aos padrões comportamentais, composição social, foto de identificação, além de informações sobre a saúde dos indivíduos.

> Céu alaranjado chama a atenção na Grande Vitória

“Tudo isso se transforma em pesquisa científica, gerando informações valiosas para garantir a proteção desses lindos cetáceos em todo o litoral brasileiro”, escreveu o Projeto Amigos da Jubarte no perfil do Instagram.

CONHEÇA O PROJETO AMIGOS DAS JUBARTE

Fundado em 2014, o Projeto Amigos da Jubarte é uma iniciativa do Instituto O Canal (ES). Desde sua criação, o projeto de conservação tem como objetivo estudar e divulgar a presença das baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) na costa capixaba. Para isso, o projeto realiza pesquisas científicas, atividades culturais, educação ambiental, sensibilização e ações de fomento ao desenvolvimento turístico regional, aliado à elaboração de propostas de políticas públicas que promovam a conservação da espécie e do bioma marinho.

> Com alerta de chuva forte, tempo fecha “do nada” na Grande Vitória

Assim, o Projeto Amigos da Jubarte adota a baleia-jubarte como espécie “guarda-chuva” para todo o escopo do trabalho, colocando holofotes sobre questões de conservação do ecossistema marinho e servindo como vetor de desenvolvimento sustentável para diversas regiões costeiras do estado.

Durante a temporada, o Projeto Amigos da Jubarte promove o turismo de observação de baleias, uma ferramenta importante na sensibilização da população. O conhecimento, admiração e empatia da sociedade por essa espécie são fundamentais para garantir sua preservação e afastar as chances de retorno de sua caça comercial em muitos países.