fbpx

Dia a dia

Acusados de furto de lojas de shoppings do ES são presos

Como um dos criminosos já havia trabalhado em lojas de departamento, a quadrilha sabia como burlar a segurança e os detectores de furto

Publicado

em

Integrantes de organização criminosa especializada em furto de lojas de shoppings

Organização criminosa especializada em furto de lojas de shoppings. Foto: Reprodução

A Polícia Civil prendeu cinco integrantes de uma organização criminosa especializada em furto de lojas de departamento em shoppings do Espírito Santo e outros estados do país. Só na Grande Vitória, a atuação da quadrilha causou um prejuízo de R$ 1,5 milhão em mercadorias de, pelo menos, quatro grandes lojas de departamento. Foram presas três mulheres, de 23, 26 e 28 anos, e dois homens, de 25 e 30 anos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A prisão em flagrante, em Vila Velha, foi realizada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic). A Polícia Rodoviária Federal participou das investigações para identificar os suspeitos. Segundo o titular do Deic, delegado Gabriel Monteiro, como um dos criminosos já havia trabalhado em lojas de departamento, a quadrilha sabia como burlar a segurança e os detectores de furto.

> Racismo no TikTok: jovens do ES são indiciadas após depoimento

“Eram cinco integrantes, sendo que três adentravam a loja, normalmente de grande departamento. Um quarto envolvido ficava na vigilância, e um quinto ficava do lado de fora do shopping para dar fuga. Eles adaptaram uma espécie de alumínio, que dentro da sacola não é detectável no detector de metal. Com isso, passaram três dias aqui no estado furtando essas lojas. Realizavam um trabalho minucioso, furtando essas lojas, pegando o material e levando para os quartos de hotéis. Alugaram dois quartos de hotéis com piscina e todos os serviços. Acumularam todo esse material”, detalhou o delegado.

Com a prisão preventiva dos cinco decretada, a Polícia Civil do Espírito Santo aprofundou o inquérito policial e identificou uma série de ações que foram registradas em São Paulo. Entraram em contato com o Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de São Paulo, que conseguiu prender outra parte da organização criminosa.

> Vídeo | Piloto é resgatado após acidente com parapente no ES

Uma sexta pessoa integrante da organização criminosa já foi identificada. Ela era responsável por receber a mercadoria para venda. Esse receptador possuía uma loja e CNPJ. Recebia o material e despachava por ônibus para Brasília e São Paulo.

O grupo foi preso em flagrante a caminho da rodoviária após furtar um shopping de Vila Velha. O próximo destino da quadrilha, segundo as investigações, seria Santa Catarina. Todo o material recuperado foi devolvido às lojas que foram vítimas do grupo criminoso.