Dia a dia
Furto de energia é identificado em supermercado em Cariacica
EDP e Polícia Civil descobriram manipulação em medidor de energia de supermercado em Itacibá; proprietário deve ressarcir prejuízo e pode ser preso

Equipes verificaram manipulação no equipamento do mercado de Cariacica. Foto: Divulgação
Técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, identificaram uma fraude no medidor de energia de um supermercado express localizado em Itacibá, Cariacica. A irregularidade foi constatada durante uma inspeção realizada nesta terça-feira (11), em parceria com a Polícia Civil.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Durante a ação, as equipes verificaram manipulação no equipamento, que impedia o registro da energia consumida pelo comércio. A prática caracteriza crime de furto. O medidor foi substituído, e o fornecimento de energia no local foi regularizado.
A operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, e peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o proprietário do estabelecimento deverá ressarcir os valores da energia não faturada, além dos custos administrativos e operacionais.
O caso também é enquadrado no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. A distribuidora reforça que o furto de energia é um crime que causa prejuízos a toda a sociedade e compromete a segurança das redes elétricas.