fbpx

Dia a dia

Furto de energia é flagrado em mansão de luxo e pizzaria no ES

A operação que flagrou o “gato” na rede elétrica contou com a participação da Polícia Civil

Publicado

em

Técnicos da EDP encontraram "gato" na rede elétrica em Cachoeiro de Itapemirim

Técnicos da EDP encontraram “gato” na rede elétrica em Cachoeiro de Itapemirim

Equipes da EDP, com apoio da Polícia Civil, identificaram dois casos de furto de energia elétrica em Cachoeiro de Itapemirim. As irregularidades foram constatadas em uma pizzaria, no bairro Independência, e em uma residência de grande porte, em Maria Ortiz.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No estabelecimento comercial, os técnicos encontraram uma ligação direta que desviava parte do consumo de energia, impedindo o registro correto da utilização. A fraude resultava em redução significativa no faturamento e se enquadra como crime de furto de energia.

Na mansão, o desvio foi localizado antes do ponto de medição, também impedindo o registro do consumo real no medidor. Assim como no caso da pizzaria, a prática configura crime.

As equipes da EDP desfizeram as ligações clandestinas e restabeleceram a medição correta. O dono do comércio e o proprietário da casa foram encaminhados à Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim.

As operações contaram com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, e de peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.

A EDP reforçou que o furto de energia é previsto como crime no artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Além da responsabilização criminal, os envolvidos terão de ressarcir os valores referentes à energia não faturada, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos administrativos e operacionais.

A distribuidora também alerta que, além do impacto financeiro, ligações irregulares oferecem riscos à segurança, podendo causar curtos-circuitos, choques elétricos e incêndios.