Dia a dia
Funil no céu levanta suspeita de tornado após temporal no ES
Fenômeno foi visto entre Nova Almeida e Praia Grande; ventania destelhou casas e gerou suspeita de tornado

Nuvem funil chama atenção no céu de Praia Grande, em Fundão. Foto: Reprodução
A tarde desta quinta-feira (10) foi marcada por susto e rastros de estragos em bairros entre Serra e Fundão, na Grande Vitória. Após uma tempestade com ventos fortes e queda de granizo, moradores de Nova Almeida e Praia Grande registraram o que parecia ter sido a formação de um tornado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Vídeos que circularam pelas redes sociais mostram a formação de um funil no céu, descendo em direção ao solo sobre uma área residencial. O cenário foi registrado logo após a passagem de um temporal que destelhou casas e causou prejuízos em algumas ruas da região.
Embora não haja confirmação oficial, os relatos chamaram atenção. “Essa é uma nuvem funil, geralmente associada a nuvens supercelulares, formadas por grupos de cumulonimbus. Elas podem provocar muita ventania e granizo”, explicou o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo.
Ver essa foto no Instagram
Defesa Civil ainda não se pronunciou
Até o momento, a Defesa Civil não confirmou se houve ou não a formação de um tornado. O fenômeno segue sendo tratado como um evento isolado, mas ele reforça o alerta para a frequência crescente de extremos climáticos no estado.
A tempestade também afetou o fornecimento de energia em alguns pontos da Grande Vitória. Em ruas das regiões atingidas, moradores relataram a presença de destroços, árvores caídas e insegurança com os ventos inesperados.
