Dia a dia
Frio já chegou ao Espírito Santo. Cidade capixaba registra 12ºC
Abril não deve ser um mês gelado. Após cada frente fria, as temperaturas tendem a subir rapidamente, mantendo o padrão típico da transição entre verão e outono

Pedra Azul, em Domingos Martins, registrou 12ºC. Foto: Instagram/@giovanipolli
O outono mal começou, mas já tem capixaba tirando o casaco do armário. E quem quiser aproveitar o friozinho é só subir para as montanhas capixabas no fim de semana. Nesta sexta-feira (28), os termômetros em Pedra Azul, Domingos Martins, marcaram 12°C logo cedo, dando aquele gostinho antecipado de inverno.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Frio nas montanhas, calor no litoral
Enquanto as regiões serranas amanheceram com baixas temperaturas, a previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) aponta que o restante do Espírito Santo terá variações ao longo do dia. A Grande Vitória, por exemplo, teve chuva leve no início da manhã, mas o sol predomina ao longo desta sexta, com termômetros variando entre 23°C e 32°C. No Sul do Estado, o dia segue com sol entre nuvens e possibilidade de pancadas à tarde, com mínimas de 17°C e máximas de até 34°C. Já na Região Norte, o céu fica parcialmente nublado, com chuvas esparsas e temperaturas entre 22°C e 31°C.
O que esperar para o fim de semana?
Para quem quer curtir o clima ameno, a Região Serrana segue como melhor pedida no fim de semana. No sábado (29), o tempo permanece firme em boa parte do estado. Há possibilidade de chuva passageira apenas na madrugada e início da manhã no Nordeste capixaba. À tarde, as regiões Norte, Noroeste e Serrana podem ter pancadas isoladas. Em Domingos Martins e outros municípios da serra, os termômetros devem marcar entre 15°C e 32°C. Já no litoral, o calor continua: Vitória terá temperaturas entre 22°C e 33°C e sol predominando.
Vitória pode bater recorde de mínima do ano
Segundo a Climatempo, abril será marcado por entradas sucessivas de frentes frias em todo o Brasil. A capital capixaba, que teve sua menor temperatura do ano registrada em 18 de fevereiro (20,3°C), pode ver os termômetros chegarem a 18°C ou 19°C nos próximos dias — um possível novo recorde de mínima.
O meteorologista Vinícius Lucyrio explica que, apesar da queda de temperatura, o frio não deve durar muito. “Não estamos falando do calor tão intenso como fez em fevereiro, mas as pessoas não devem contar com o friozinho do outono por muitos dias”, afirma.
Abril terá picos de frio, mas nada de estação gelada
A previsão indica três massas de ar frio entre os dias 1º e 16 de abril. A terceira, prevista para ocorrer entre os dias 12 e 16, deve ser a mais intensa e pode provocar recordes de menor temperatura em capitais do Sul e Sudeste, incluindo Vitória.
No entanto, abril não deve ser um mês gelado. Após cada frente fria, as temperaturas tendem a subir rapidamente, mantendo o padrão típico da transição entre verão e outono.
E para os que torcem por mais frio no fim do mês, a Climatempo aponta ainda a chance de uma quarta massa de ar polar. Se ela chegar com força ao Espírito Santo, os casacos podem sair do armário de novo.
