Dia a dia
Frio intenso é adiado por mudança em massa polar. Entenda
Massa polar muda de rota e adia chegada de frente fria intensa ao Sudeste. No Espírito Santo, sol predomina e umidade do ar preocupa

Tempo nublado e frio em Vitória. Foto: Danielli Saquetto
A forte onda de frio que estava prevista para atingir o Brasil entre o fim de julho e o início de agosto perdeu intensidade. Atualizações dos modelos meteorológicos indicam que a massa de ar polar, inicialmente projetada para avançar sobre o Sudeste, permanecerá concentrada sobre a Argentina, com efeitos limitados ao Sul do país.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A mudança na rota da frente fria se deve ao deslocamento do centro da massa polar. Com isso, o impacto sobre o território brasileiro será mais restrito, afastando a possibilidade de frio generalizado nas próximas semanas.
Tempo seco domina o Centro-Sul do país
Com a nova configuração atmosférica, o Brasil segue sob influência de um sistema de ar seco, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e interior do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até este domingo (28), apenas áreas costeiras do Espírito Santo e do Rio de Janeiro devem registrar acumulados de chuva de até 30 mm.
Já no interior dos estados, inclusive na maior parte de Minas Gerais e São Paulo, o tempo firme predomina. A umidade relativa do ar segue baixa, com índices abaixo de 40% em várias regiões, e até inferiores a 30% no interior paulista e no sul mineiro.
Espírito Santo terá calor e baixa umidade
No Espírito Santo, as previsões do Incaper indicam um cenário de tempo aberto, sem chuva e com temperaturas elevadas até o início da próxima semana. Neste sábado (26), as mínimas ficam entre 10 °C e 21 °C nas regiões mais elevadas, enquanto as máximas variam entre 25 °C e 31 °C, dependendo da localidade.
A Grande Vitória, por exemplo, deve registrar temperaturas entre 21 °C e 28 °C. Nas regiões Noroeste e Sul, o calor também persiste, com máximas de até 31 °C nas áreas menos elevadas. O alerta fica por conta da umidade do ar, que pode atingir níveis críticos abaixo de 30% em municípios próximos à divisa com Minas Gerais e o Rio de Janeiro.
Nova frente fria pode chegar em agosto
As atenções agora se voltam para a primeira semana de agosto, quando há possibilidade de avanço de uma nova frente fria com ar polar mais forte. A expectativa é de que esse sistema venha acompanhado por um ciclone extratropical na costa da Região Sul, o que poderia ampliar os efeitos do frio.
Contudo, os meteorologistas alertam que os modelos ainda apresentam grande variação. Segundo a Climatempo, “alguns períodos permitem previsões mais assertivas, enquanto outros, como o atual, exigem cautela por conta da variabilidade dos dados”.
LEIA TAMBÉM:
