Dia a dia
Fósseis de molusco são encontrados em banheiro do Shopping Boulevard
A descoberta foi feita pela Beatriz Hörmanseder, doutoranda do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Um fóssil de um molusco que viveu entre 72 e 113 milhões de anos atrás, no período Cretáceo da Era Mesozoica, foi encontrado em uma rocha ornamental no banheiro do Shopping Boulevard, em Vila Velha. A descoberta foi feita por Beatriz Hörmanseder, doutoranda do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Beatriz Hörmanseder compartilhou a foto do fóssil na rocha ornamental nas redes sociais. “São essas conchinhas cortadas ao meio (semelhantes às dos caracóis). Esta rocha é da Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, e tem 100 milhões de anos”, escreveu a doutoranda no Twitter.
Mais 2 pontos em 2 estados diferentes pra vocês verem fósseis:
Em Vila Velha no ES você acha fósseis nas paredes do banheiro.
São essas conchinhas cortadas no meio (parecido com as dos caracóis)
Essa rocha é da Bacia Potiguar no RN e tem 100 Milhões de anos.
+ pic.twitter.com/RMNPG8HfZS— Beatriz Hörmanseder (@boringsuchus) December 7, 2023
A paleontóloga do departamento de Ciências Biológicas da Ufes, Taíssa Rodrigues, explicou que é comum observar fósseis em rochas ornamentais. No Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, há vários fósseis no piso. A mineradora tem autorização para a exploração, preparação e venda desse material. O encontrado no Shopping Boulevard é uma rocha da formação Jandaíra, extraída no Nordeste.
Ainda segundo a paleontóloga, é comum em diversas partes do mundo encontrar fósseis e até pegadas de animais em rochas ornamentais. No Nordeste e Sudeste do Brasil, também há materiais usados como revestimentos com fósseis de plantas, moluscos, peixes e insetos.
“É muito interessante encontrar fósseis em um passeio, como este que foi em um shopping. Chamamos isso de geologia urbana, quando é possível observar aspectos geológicos durante uma caminhada. No caso dessa rocha do banheiro do shopping, é mais discreto, são esses cones que aparecem na imagem, que representam o molusco, uma vez que essa rocha já foi cortada e lixada. Em outros locais do mundo, é possível ver fósseis maiores de plantas, algas, depende muito de onde vem a rocha”, comentou a paleontóloga.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui