Dia a dia
“Fifa The Best” teve homenagens e prêmios para brasileiros no futebol
Premiação é a mais importante do futebol e elege anualmente os melhores jogadores, goleiros e técnicos do mundo
A Fifa divulgou, nesta segunda-feira (15), a lista com os melhores goleiros, jogadores e técnicos do mundo. A cerimônia aconteceu em Londres e também entregou o Prêmio Puskás, do gol mais bonito do mundo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O brasileiro Ederson desbancou Thibaut Courtois (Real Madrid e seleção belga) e Bono (Al-Hilal e seleção marroquina), e levou o prêmio de melhor goleiro do mundo. Ele é jogador do Manchester City e conquistou a Champions League, a Copa da Inglaterra e o Campeonato Inglês defendendo sua equipe.
Com o Prêmio Puskás, o jogador Guilherme Madruga, de 23 anos, que atuava pelo time paulista Botafogo-SP quando fez o gol mais bonito do ano. O gol foi uma bicicleta de fora da área, encobrindo o goleiro adversário. Na ocasião, o time venceu o Novorizontino por 1 a 0, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
🇧🇷 Guilherme Madruga
⚽ Botafogo FC-SP v Novorizontino
📆 June 2023Footage courtesy of Campeonato Brasileiro Série B & Brax Sports Assets pic.twitter.com/UMt6fS772T
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 14, 2023
A Seleção Brasileira também levou o prêmio Fair Play pela mensagem contra racismo após um episódio ocorrido com o jogador Vinícius Júnior. Eles usaram uniformes pretos num jogo contra Guiné, em junho de 2023. Para receber o troféu, Cafu, Roberto Carlos, Júlio Cesar, Ronaldo Fenômeno, Belletti e Roque Júnior subiram no palco.
A “rainha” Marta foi uma das homenageadas da noite com um vídeo em que mostrava toda a retrospectiva da história da jogadora no futebol. No discurso, Marta falou em português que “é sempre difícil subir no palco e não se emocionar”. Ela ainda lembrou da importância de valorizar a mulher e que todas possam ter a chance de viver fazendo o que ama.
Quanto aos melhores jogadores do mundo, no masculino, o vencedor foi Lionel Messi, que agora atua pelo Inter de Miami, nos EUA. Já no feminino, a grande vencedora foi Aitana Bonmatí, jogadora do Barcelona.
Lista de vencedores
- Melhor jogador do mundo: Lionel Messi (Inter de Miami)
- Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí (Barcelona)
- Melhor treinador no futebol masculino: Pep Guardiola (Manchester City)
- Melhor treinadora no futebol feminino: Sarina Wiegman (seleção da Inglaterra)
- Melhor goleiro do mundo: Ederson (Manchester City)
- Melhor goleira do mundo: Mary Earps (Manchester United)
- Prêmio Puskás: Guilherme Madruga (Cuiabá)
- Seleção (masculino): Courtois; Walker, Ruben Dias e Stones; Bernardo Silva, De Bruyne e Bellingham; Messi, Haaland, Mbappé e Vinicius Junior
- Seleção (feminino): Earps, Carmona, Bronze, Greenwood; Walsh, Russo, James, Toone e Bonmatí; Morgan e Kerr.
- Fifa Fan Award: Fran Hurndall (torcedor do Colón de Santa Fé)
- Fifa Fair Play: Seleção Brasileira (ato antirracismo no amistoso)
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui