fbpx

Dia a dia

Falta de visibilidade provoca 2 pousos de segurança de balões

Um dos pousos de segurança aconteceu na BR 262, em Domingos Martins. A aproximação de uma frente fria comprometeu a visibilidade

Publicado

em

Falta de visibilidade provoca 2 pousos de segurança de balões.

Falta de visibilidade provoca 2 pousos de segurança de balões. Foto: reprodução / redes sociais

Uma cena inusitada chamou a atenção de quem passou pela BR 262 na manhã deste domingo (11). Um balão pousou na pista em Domingos Martins. Logo começaram a circular vídeos e boatos nas redes sociais sobre o motivo da aterrissagem, mas segundo André Leibel, sócio da empresa Voe Pedra Azul, nada passou de precaução.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O pouso ocorreu na lateral da BR. De acordo com André, havia previsão da chegada de uma frente fria por volta das 12h. Mas o tempo fechou de repente e, por precaução, o piloto resolveu interromper o voo antes que as condições do tempo piorassem. “É um procedimento comum, normal no balonismo. Hoje os aplicativos de meteorologia ajudam muito. Eles ficam o tempo todo monitorando e, quando verificaram que a frente fria estava se aproximando mais rápido do que o previsto, ele resolveu pousar às margens da BR”, explicou durante entrevista na rádio BandNews FM Espírito Santo.

No balão, havia quatro passageiros, e ninguém ficou ferido. Após o piloto decidir pelo pouso, a BR foi fechada para receber a aeronave. “Ele fez contato com a equipe, que é composta por 8 pessoas, e a BR foi bloqueada temporariamente. O balão pousou e, depois, foi desinflado. Essa operação durou cerca de 5 minutos”, detalhou.

Frente Fria

No momento em que o balão decolou, as condições do clima estavam favoráveis. “O que antecede a frente fria é uma névoa. Essa névoa começa a baixar muito rápido e surgem ventos muito fortes. Quando ele viu que a névoa começou a baixar por causa da frente fria, que estava vindo de muito longe, a próxima etapa seriam ventos fortes. Então, ele resolveu pousar com segurança”, disse André.

Pouso em Vargem Alta

Outro balão, também da Voe Pedra Azul, fez um pouso de emergência em Vargem Alta, neste domingo (11). Nesta situação, o pouso aconteceu dentro de uma mata.

“Esse pouso aconteceu no topo de um morro, pois a princípio parecia que havia acesso para carros, mas depois verificou-se que não havia acesso e chamamos os bombeiros para fazerem o resgate, já que naquele balão havia uma senhora e seria difícil para ela descer a trilha.”

Os dois pousos aconteceram praticamente no mesmo horário, e ambos foram por falta de visibilidade.

 

Ouça agora a entrevista na BandNews FM ES: 

 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui