Dia a dia
Falha em airbag provocou morte de motorista em VV, aponta polícia
Segundo a Polícia Científica, o insuflador do airbag liberou fragmentos metálicos que atingiram o motorista, causando lesões fatais
A Polícia Científica do Espírito Santo divulgou os resultados de um exame pericial detalhado sobre o acidente fatal ocorrido na madrugada de 27 de abril de 2024, no cruzamento das avenidas Carioca e Luciano das Neves, em Vila Velha. O laudo técnico identificou falhas graves no sistema de airbag do veículo envolvido, um Honda Civic, que contribuíram diretamente para a morte do motorista.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O acidente envolveu um ônibus e o Honda Civic, resultando na colisão fatal após o condutor do automóvel avançar o sinal vermelho. Segundo o relatório, o asfalto estava molhado devido à chuva, piorando as condições de condução e aumentando os riscos no momento do impacto.
A principal falha encontrada no veículo foi no sistema de airbag, fabricado pela Takata®, que colapsou durante a expansão. O insuflador do airbag liberou fragmentos metálicos que atingiram o motorista, causando lesões fatais. Esse defeito já foi alvo de recalls em escala global, com milhões de veículos afetados, inclusive nos Estados Unidos, conforme dados da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).
O perito responsável, Alberto Tirello Maia, que recentemente apresentou novos métodos de reconstrução de acidentes no XXVII Congresso Nacional de Criminalística, utilizou técnicas avançadas para reconstituir a dinâmica do acidente, confirmando as falhas nos sistemas de segurança do veículo.
A Polícia Científica reforça a importância da manutenção preventiva e do atendimento aos recalls emitidos pelas montadoras, além de alertar os consumidores para verificar possíveis recalls ao adquirir veículos usados. A segurança no trânsito depende tanto das condições de dirigibilidade quanto da eficácia dos sistemas de segurança dos automóveis.
Recalls pendentes podem ser consultados por meio da na página do Sentran por meio deste link.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui