Dia a dia
Fafi em Vitória: alunos sofrem com falta de ar-condicionado e elevador
Nas salas de aulas da Fafi em Vitória, alunos sofrem com a falta de refrigeração e o aprendizado fica prejudicado devido à falta de concentração
Há quase um ano a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, localizada na avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória, está sem ar-condicionado nas salas e elevador. Um sofrimento para professores e alunos, além da falta de acessibilidade no prédio público que foi restaurado e entregue à população em junho de 2018.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Nas salas de aulas de música e dança, alunos sofrem com a falta de refrigeração e o aprendizado fica prejudicado devido à falta de concentração. “Como o ar-condicionado não funciona, as janelas ficam abertas e é muito movimento na rua. Dispersa a atenção das crianças durante a aula. Fora ter que lidar com o calor”, desabafa mãe de aluna.
> Tradicional restaurante de Vila Velha terá novo endereço
A obra de restauro da Fafi contemplou o restauro da fachada, do telhado, do piso e das pinturas parietais da edificação, além da revisão elétrica e do sistema de climatização do prédio. Na época, gestão anterior, a Prefeitura de Vitória informou que a edificação também passou por adequações referentes às normas técnicas de acessibilidade, com instalação de um elevador. Este também não está funcionando há vários meses, o que dificulta o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) disse, por meio de nota, que está acompanhando a situação, já solicitou laudos técnicos a respeito dos aparelhos de ar condicionado mencionados e estuda, junto a outras secretarias, como Obras (Semob) e Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), a melhor solução para a manutenção ou troca dos equipamentos.
> Hospital suspende cirurgias em Vitória por falta de material
A Prefeitura de Vitória acrescenta que realiza manutenção periódica em todos os seus espaços culturais. É importante ressaltar que, por se tratar de um prédio histórico, de 97 anos, que não permite mudanças estruturais radicais, que facilitariam a instalação de um novo sistema de refrigeração, há a necessidade de estudos ainda mais criteriosos.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui