fbpx

Dia a dia

Estado descarta uso de estação de aquaviário feita por Vitória

A Prefeitura de Vitória anunciou que havia construído uma estação do aquaviário em São Pedro. Mas o governo do estado não é viável a operação na região

Publicado

em

aquaviário

Aquaviário: estação feita pela prefeitura não será usada pelo estado. (Governo do ES)

Não há previsão para que o governo do Estado instale uma estação do aquaviário na região da Grande São Pedro, em Vitória. A informação foi divulga pelo secretário Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo (Semobi) Fábio Damasceno, durante entrevista para a rádio BandNews Fm, na manhã desta segunda-feira (17).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O governo avalia o aquaviário dentro do perímetro Porto de Santana, Centro de Vitória, Praça do Papa e Prainha. “Para São Pedro nós não temos a quantidade suficiente de barco para operar. E precisaria de mais meia hora de trajeto – meia hora para ir e meia hora voltar. A pessoa que sai de Porto de Santana levaria uma hora para ir e voltar para São Pedro e depois seguir para Praça do Papa, o que se torna inviável. Ele acaba sendo não produtivo o aquaviário”, explicou Damasceno.

Em novembro de 2023 o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, anunciou que a estrutura para uma estação na região já estava pronta. Segundo Pazolini, a preparação para ancoragem das embarcações faz parte do projeto de requalificação da Orla da Grande São Pedro. “Está tudo pronto. A prefeitura tem trabalhado junto com a Marinha do Brasil e com a Assembleia Legislativa do ES, para viabilizar a estação do aquaviário. E nós temos que continuar dialogando”, afirmou na época.

No entanto, o secretário informou que o governo está trabalhando com a possibilidade de operação de três estações do aquaviário na capital, sendo elas: Praça do Papa, Dom Bosco e rodoviária. “Em nenhum momento nós fomos acionados pela Prefeitura de Vitória para informar que estava sendo construída alguma infraestrutura para o aquaviário. Não fomos consultados se a infarestrura é suficiente, se comporta nosso barco, se tem um sistema de cobertura para a bem-estar da população, se tem como instalar os validadores. Nós não fomos informados sobre nada disso. Então não foi construído para o aquaviário. Nada foi combinado com quem presta o serviço, que é o governo”.

Novo barco para aquaviário

O Sistema Aquaviário da Grande Vitória vai ganhar um novo barco em breve. A embarcação está sendo construída em Ilhéus, na Bahia, e vai ter dois andares.  Segundo Damasceno, a lancha deve chegar no mês de julho. 

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a quarta embarcação está em fase final de construção e vai ser batizada com o nome de Morro do Moreno. A nova lancha será utilizada para fazer o percurso entre Prainha, em Vila Velha, e Praça do Papa, em Vitória.

“Como trata-se de um veículo para transporte de passageiros, é feita uma rigorosa avaliação para emissão da documentação obrigatória. O prazo está sujeito à conclusão das vistorias necessárias, em mar e terra, com a capitania da Bahia, e à emissão dos documentos exigidos para a navegação, bem como às condições climáticas durante o período de translado”, informou a secretaria em nota.

Atualmente, o aquaviário está operando com três embarcações, que atende a população em três linhas em três estações, inclusive durante o período noturno. 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui