fbpx

Dia a dia

Estação Leopoldina já tem data para ser inaugurada em Vila Velha

O prédio onde funcionava a estação Leopoldina, em Vila Velha, está passando por reformas desde 2021

Publicado

em

estação leopoldina

A estação Leopoldina deve ser entregue antes do dia 5 de julho. Foto: Divulgação (PMVV)

Em entrevista ao programa “EStúdio ES360, da TV Capixaba/Band, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, afirmou que a obra de restauro da estação Leopoldina, iniciada em 2021, já tem data para ser concluída. O prédio está localizado no bairro de Argolas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“A obra está praticamente pronta, estamos só esperando o mobiliário chegar. Provavelmente antes do dia 5 (de julho) vamos fazer a inauguração. A obra demorou porque teve todo o acompanhamento dos técnicos do Iphan e foi uma obra de restauro”.

Segundo o prefeito, o imóvel vai ser transformado em um centro cultural e tecnológico. O espaço também vai abrigar um centro pedagógico para atividades extracurriculares da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Ana Bernardes Rocha e também será um espaço de exposições culturais.

A obra de restauro foi retomada pela administração do prefeito Arnaldinho Borgo em janeiro de 2021 e teve um investimento de mais de R$ 6 milhões. Entre as intervenções de infraestrutura internas já realizadas estão a instalação de elevador, para garantir a acessibilidade ao local, e a implantação de escada.

O prédio terá salas de informática, robótica, música e dança, biblioteca, auditório com palco, rampas, elevador (visando à acessibilidade) e escada. O atendimento ao público será no local do antigo guichê de bilheteria da estação. Contará ainda com salão central, apoio administrativo, direção, cozinha, lanchonete, hall de acesso, guarita de segurança e banheiros. Já o 2º piso vai se transformar em uma área cultural para receber exposições e um espaço com a história ferroviária em Vila Velha.

História da estação Leopoldina

A antiga Estação Ferroviária de Vitória, também conhecida como Leopoldina, foi a primeira construída pela Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES), em 1895, com apenas um galpão, o que refletia a simplicidade e o desenvolvimento da região.

Por volta de 1937, a reconstrução da estação foi iniciada, mantendo até hoje o estilo Art Déco. Possui dois relógios mecânicos, datados de 1937, que também estão sendo restaurados. A Estação Ferroviária de Vitória é parte indissociável do sistema ferroviário que caracteriza um dos grandes ciclos econômicos da História do Brasil, o cafeeiro. É um testemunho da inserção do Estado nesse relevante momento histórico.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui