fbpx

Dia a dia

Espírito Santo recebe primeiro lote de seringas

“Nossa angústia neste momento é com relação à vacina. Estamos ansiosos para que ela possa chegar”, disse o governador Renato Casagrande

Publicado

em

Ainda sem saber quando será iniciada a vacinação contra a covid-19, o governador Renato Renato Casagrande apresentou neste sábado, dia 16, o primeiro lote, de 1,5 milhão de seringas e agulhas recebidas pelo estado para serem usadas na imunização. A apresentação aconteceu três dias depois de o governo do estado ter entrado em confronto com o Ministério da Saúde a respeito do tema. Em ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal, o ministério inclui o Espírito Santo entre os estados sem estoque de seringas para iniciar a vacinação. A informação foi desmentida pela Secretaria de Saúde na quinta-feira. Segundo a secretaria, o estado adquiriu 7,5 milhões de seringas e agulhas para a campanha de vacinação. A data de início da campanha depende de decisão do governo federal.

“O Espírito Santo está totalmente preparado para começar a vacinação. Nossa angústia neste momento é com relação à vacina. Estamos ansiosos para que ela possa chegar. Estamos preparados para começar este trabalho”, disse Casagrande.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Neste domingo, dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decierá se autoriza o uso emergencial das vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford e pela Sinovac em parceira com a Fiocruz e a Instituto Butantan, respectivamente. Se a agência autorizar, a vacinação com a vacina da Sinovac poderá ser iniciada na próxima semana. O governo de São Paulo tem um estoque de 11 milhões de doses da vacina. Em relação ao imunizante de Oxford, ainda não há uma data definida. O governo federal fez um acordo para a compra de dois milhões de doses de vacina produzidas na Índia, mas ainda não foi definido quando elas serão liberadas para exportação.