Dia a dia
ES terá mutirão de vacinação no sábado em todos os municípios
Mais de 700 salas vão funcionar no dia de mobilização contra sarampo, gripe e covid. Veja quem pode se vacinar
Um mutirão de vacinação contra a gripe, sarampo e covid será realizado no sábado (28) em todos os municípios do Espírito Santo. Segundo informação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mais de 700 salas de vacinação vão estar abertas. O mutirão – que será realizado uma vez por mês até o final do ano – pretende elevar os índices de vacinação contra as doenças. No caso de gripe e sarampo, os percentuais estão muito abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A expectativa da Sesa é ultrapassar as doses aplicadas no último dia 30 – dia D de ambas campanhas nacionais -, quando foram aplicadas pouco mais de 60 mil doses de vacinas, entre sarampo, gripe, covid-19 e de rotina.
“A nossa expectativa é que, com as ações que os municípios vão desenvolver ao longo da semana, possamos chegar no dia 28 com cerca de 70 mil doses aplicadas somente no sábado. A orientação é que os profissionais aproveitem a oportunidade deste dia para ofertar não só a vacina da covid-19, mas também demais vacinas da rotina da criança, adolescente e de toda família”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo.
A coordenadora lembra que as doses de vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, exceto para as crianças de 5 a 11 anos que, caso recebam a vacina da covid-19, precisam aguardar 15 dias para receber outra vacina do calendário de vacinação. “Desta forma teremos mais uma ótima oportunidade em ampliar as coberturas vacinais dos grupos que precisamos alcançar meta preconizada pelo Ministério, garantindo a segurança de toda população”, afirmou.
Quem pode se vacinar no Dia D
Fazem parte dos públicos-prioritários para a gripe crianças de 6 meses a menores de 5 anos; idosos; gestantes; mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias; trabalhadores da saúde; indígenas; professores; pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; portuários; agentes segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema prisional; detentos; e pessoas em situação de rua.
Para a campanha contra o sarampo, os grupos a serem imunizados são crianças de seis meses a menores de cinco anos e trabalhadores da saúde. Já para covid-19, a vacinação ocorre a partir dos 5 anos de idade e, todos aqueles que estiverem com esquema em atraso, devem procurar o serviço de saúde para atualizar.
Em relação às doses de rotina, a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo, orienta que os pais e responsáveis levem a carteira de vacinação dos filhos para que os profissionais possam verificar se há doses a serem atualizadas. Além disso, o Estado também tem disponibilizado a vacina contra meningite C para adolescentes de 13 a 19 anos ainda não imunizados na adolescência.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui