Dia a dia
ES tem risco de chuva intensa e ventos fortes até domingo
Defesa Civil alerta para possibilidade de alagamentos, ventos intensos e queda de energia em várias regiões do estado

Pessoas durante chuva. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
A Defesa Civil do Espírito Santo emitiu um alerta para a possibilidade de tempo severo nos próximos dias em várias regiões do estado. De acordo com os modelos meteorológicos mais recentes, há chance moderada a forte de pancadas de chuva de intensidade significativa, rajadas de vento e descargas elétricas, especialmente entre a madrugada desta sexta-feira (4) e o fim do domingo (6).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As regiões com maior risco são Caparaó, Serrana, Sul e a Grande Vitória. Em alguns pontos, os volumes de chuva previstos podem causar enxurradas, alagamentos, além de queda de árvores e possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Sexta deve começar com tempo firme
Segundo a previsão, a sexta-feira (4) deve começar com céu aberto na maior parte do Espírito Santo, mas o cenário muda a partir do fim da tarde. A metade Sul do Estado poderá registrar chuvas intensas, com acumulados significativos em curto período de tempo, o que pode provocar transtornos em áreas urbanas e rurais.
Na madrugada e manhã de sábado (5), o alerta permanece principalmente nas regiões do Caparaó, Sul e Serrana, onde a instabilidade pode se intensificar.
No domingo (6), o cenário segue preocupante, com previsão de chuvas fortes se espalhando pela Grande Vitória e alcançando também a faixa costeira do Norte capixaba.
Defesa Civil orienta moradores a adotarem medidas preventivas
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) reforça que a população das áreas abrangidas deve ficar atenta aos sinais de risco, como elevação do nível de rios, infiltrações em encostas e alagamentos recorrentes. Em caso de emergência, a recomendação é buscar abrigo em local seguro e acionar os órgãos competentes.
A Defesa Civil envia alertas por SMS gratuitamente para os moradores das regiões afetadas. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade para o número 40199.
LEIA MAIS:
