fbpx

Dia a dia

ES registra primeiro foco de gripe aviária em ave doméstica do Brasil

Desde o primeiro caso registrado no Brasil, no mês de maio, todos os focos da doença foram identificados em aves silvestres

Publicado

em

Patos; gripe aviária. Foto: Pixabay

O Espírito Santo registra o primeiro foco de gripe aviária em ave doméstica. O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou a detecção do vírus em uma criação de subsistência no município da Serra, na Grande Vitória. O local cria patos, gansos e galinhas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Por nota, a Secretaria Estadual da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) confirmou que foram duas aves acometidas por influenza aviária: um pato e um ganso, ambos do criatório no município da Serra.

Desde o primeiro caso registrado no Brasil, no mês de maio, todos os focos da doença foram identificados em aves silvestres. Após a confirmação da gripe em ave doméstica, o Ministério da Agricultura informou que medidas sanitárias para contenção da doença estão sendo intensificadas.

A pasta também ressaltou que a ocorrência do foco em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros.

Até o momento, já foram identificadas 53 aves com a gripe aviária no Brasil, sendo 28 delas no Espírito Santo. Não há registros de casos em humanos.

As suspeitas de influenza aviária em aves domésticas ou silvestres, incluindo a identificação de aves com sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita, devem ser notificadas ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, no site www.idaf.es.gov.br. O contato direto, sem proteção adequada, com aves doentes ou mortas deve ser evitado pela população.