Dia a dia
ES pode registrar recorde durante nova onda de calor? Veja a previsão
Onda de calor entre quinta-feira (18) e segunda-feira (22) deve elevar temperaturas no ES a níveis próximos ou até superiores ao recorde anual
O Espírito Santo pode enfrentar nos próximos dias temperaturas mais altas. Entre quinta-feira (18) e segunda-feira (22), o estado será atingido pela sexta onda de calor do ano, fenômeno que deve colocar os termômetros próximos — ou até acima — dos recordes já registrados. Em Vitória, o calor pode superar os 36,5 °C observados em fevereiro, marca mais alta até agora.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar quente vai se expandir por grande parte do Sudeste. No Espírito Santo, as temperaturas devem ficar entre 3°C e 5°C acima da média para setembro, aumentando o risco de recordes. Regiões tradicionalmente mais quentes, como o Norte, o Noroeste e o Sul do Estado, podem registrar máximas ainda mais elevadas que a capital.
Cenário nacional preocupa
Em outras regiões do país, os termômetros já ultrapassaram os 42 °C em setembro. A expectativa dos meteorologistas é que estados do Centro-Oeste, Norte e parte do Sudeste repitam os extremos da primeira quinzena do mês. A persistência de sol forte, ausência de frentes frias e aumento da insolação criam as condições ideais para que a onda de calor ganhe intensidade.
Previsão para o Espírito Santo
Até quarta-feira (17), a instabilidade ainda influencia o tempo no Espírito Santo, com chuva rápida pela manhã na Grande Vitória, no Nordeste e na Serrana. A partir de quinta-feira, no entanto, o sol predomina e a sensação de calor aumenta em todas as regiões. Chuvas isoladas podem ocorrer apenas em alguns trechos da Grande Vitória e da região Serrana, mas sem aliviar as altas temperaturas.
Na sexta-feira (19) e no sábado (20), os ventos úmidos vindos do mar podem trazer chuva esparsa para o Norte, Nordeste e Grande Vitória. Mesmo assim, a tendência é de que o calor continue intenso, com máximas acima dos 30 °C em praticamente todo o território capixaba.
Possibilidade de recorde
O calor extremo previsto para o Espírito Santo se soma ao cenário nacional e reforça a possibilidade de novos recordes. Meteorologistas não descartam que a capital e cidades do interior, como Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, registrem as maiores temperaturas do ano durante esta onda de calor.
LEIA TAMBÉM:
