fbpx

Dia a dia

ES fecha março com menor índice de homicídios da série histórica

No primeiro trimestre, houve queda de 13,9% em relação ao ano passado. O resultado, de 58 assassinatos, em 31 dias foi o melhor desde 1996

Publicado

em

pmes

É o menor número de homicídios desde 1996. Foto: PM/ES

O Espírito Santo fechou o mês de março com o menor número de homicídios registrados na série histórica. O resultado de 58 assassinatos em 31 dias foi o melhor desde 1996. Além disso, o primeiro trimestre também alcança um resultado histórico de redução, fechando em 199 mortes violentas dolosas, contra 231 no mesmo período do ano passado. A queda, até o momento, é de 13,9% em relação a 2024.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os dados englobam os homicídios comuns e feminicídios. O melhor mês de março registrado anteriormente havia sido no ano anterior, com 83 mortes. Ou seja, em 2025, foram 25 vidas preservadas em relação ao mesmo período de 2024.

“Sempre digo que não devemos comemorar enquanto uma vida estiver sendo perdida, mas este resultado é um reflexo do trabalho incansável das nossas forças de segurança e do programa Estado Presente em Defesa da Vida.”, comentou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou o empenho das forças de segurança e os investimentos fundamentais do Governo do Estado, para que as reduções dos últimos anos tenham sido alcançadas.

“O programa Estado Presente é um sucesso na questão da gestão, mas com certeza não funcionaria se não fossem os investimentos realizados pelo Governo e o entendimento da importância disso pelo governador. A recomposição de efetivo constante, aquisição de novas tecnologias, ações de proteção ao policial e melhoria das instalações físicas.”, afirmou Damasceno.

Feminicídios e homicídios de mulheres

O mês de março também foi positivo em relação a feminicídios e homicídios dolosos de mulheres no Espírito Santo. Foram quatro mortes violentas registradas, sendo uma delas considerada feminicídio. Este foi o melhor resultado do ano em relação aos crimes letais contra vítimas do sexo feminino.

Ao todo, em 2025, são oito feminicídios registrados, resultado que, até o momento, iguala os dados do ano passado, no mesmo período. “Sempre temos um trabalho incessante em busca da proteção das mulheres no Estado. É um eixo importante do programa Estado Presente e queremos terminar 2025 com redução desses casos. Março fechou com um bom resultado e esperamos melhorar ainda mais, cessando esse tipo de crime”, pontuou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social.