fbpx

Dia a dia

Erro em sistema de internet deixa usuários sem redes sociais

Instabilidade na Cloudflare afetou X, ChatGPT e outros serviços nesta terça

Publicado

em

Erro nos sites que utilizam a Cloudflare. Foto: Reprodução

Erro nos sites que utilizam a Cloudflare. Foto: Reprodução

Os serviços da empresa de nuvem da Cloudflare enfrentaram instabilidades nesta terça-feira (18). O erro derrubou serviços como o X, antigo Twitter, ChatGPT, Canva e outros sites. As plataformas exibiram mensagens de erro e, portanto, impediram ações básicas dos usuários.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O X mostrava o aviso “Ocorreu um erro. Tente carregar a página”, enquanto o ChatGPT não processava mensagens. Houve ainda casos em que a IA pedia o desbloqueio de uma ferramenta da Cloudflare. No Canva, a situação foi semelhante.

De acordo com o Downdetector, os problemas começaram por volta das 8h50. Houve um pico de relatos durante a manhã, no entanto, as reclamações começaram a cair no início da tarde.

A Cloudflare confirmou instabilidade em sua página de status. Segundo a empresa, “vimos um aumento no tráfego incomum para um dos serviços da Cloudflare a partir das 11h20 UTC (8h20, no horário de Brasília). Isso fez com que parte do tráfego que passava pela rede da Cloudflare apresentasse erros”.

A companhia informou ainda que estava investigando a falha. No site oficial, a plataforma afirmou que “o problema foi identificado e uma correção está sendo implementada”. Contudo, ela não detalhou quais clientes foram afetados.

Há um mês, uma pane nos serviços de nuvem da Amazon, a AWS, provocou interrupções em mais de 500 empresas no mundo. Entre as plataformas atingidas estavam Alexa, iFood, Mercado Livre, Mercado Pago e PicPay.

Cloudflare

A Cloudflare é uma empresa de infraestrutura de internet que oferece serviços de segurança e desempenho para sites, aplicativos e redes. Ela funciona como uma camada entre o usuário e o servidor de origem, filtrando o tráfego e distribuindo o conteúdo por meio de uma rede global de data centers.