Dia a dia
Éris: com variante mais contagiosa, ES registra 9 mil casos de covid e 10 mortes
Embora seja altamente contagiosa, a mutação chamada de éris não demonstrou sinais de grande risco para a maior parte da população
O número de casos de covid-19 no Espírito Santo em outubro aumentou em 281% se comparado ao mês de setembro, segundo o Painel Covid-19 do governo do Estado. No mês passado, foram 2.379 confirmados. Em outubro, até esta terça-feira (31), o estado soma 9.071 testes positivos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O subsecretário de vigilância em saúde da Secretaria de Saúde, Orlei Cardoso, atribui o aumento do número de casos à circulação da variante mais nova do vírus sars-cov-2, causador da covid-19, a EG5.1, chamada de éris, identificada no estado em meados de agosto.
Embora seja altamente contagiosa, a mutação não demonstrou sinais de grande risco para a maior parte da população. Quem já teve a doença ou está vacinado, contudo, está parcialmente protegido. Tanto que o aumento no número de casos não apresentou reflexo nas internações.
O Painel Covid-19 mostra que o estado apresentou um leve aumento no número de óbitos em decorrência da doença. Em julho duas pessoas perderam a vida e em agosto um óbito foi registrado. Já em setembro, foram seis mortes e em outubro, esse número saltou para 10.
O subsecretário destacou a importância da vacinação contra a covid-19 e pediu que as pessoas procurem os postos de saúde e levem as crianças. Lembrou que o Espírito Santo é um dos estados que mais vacinaram com a primeira e segunda dose. No entanto, ressaltou a necessidade da aplicação da bivalente para proteção contra novas variantes.
ASSISTA A ENTREVISTA
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui