fbpx

Dia a dia

Empresário de Alexandre Pires é preso por ligação com garimpo ilegal

Prisão aconteceu de maneira preventiva. Matheus Possebon estaria ligado ao setor financeiro do esquema ilegal

Publicado

em

Alexandre Pires e Matheus Possebon. Foto: Reprodução

A Polícia Federal prendeu o empresário do cantor Alexandre Pires, Matheus Possebon, após desembarcar do do cruzeiro temático do artista, no porto de Santos (SP). O cantor e o empresário são investigados por envolvimento em um esquema ilegal de garimpo nas terras indígenas Yanomami. O esquema teria movimentado cerca de R$ 250 milhões.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Polícia Federal deflagrou a operação “Disco de Ouro” na última segunda-feira (04). Possebon estaria ligado ao setor financeiro do crime enquanto Alexandre Pires teria recebido dinheiro da mineradora que está sob investigação. Após a operação da PF na segunda-feira, Alexandre Pires tirou o nome de Possebon das suas redes sociais.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, um deles contra Possebon, e seis de busca e apreensão. A Justiça também determinou o sequestro de mais de R$ 130 milhões dos suspeitos. As ações foram realizadas em Roraima, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Santa Catarina.

A PF apura um esquema de financiamento e logística relacionado a atividades ilegais de garimpo com cassiterita, minério usado para a produção de tintas, plásticos e fungicida. A extração tem sido feita de maneira ilegal em território Yanomami e outras localidades da Amazônia.

A operação é um desdobramento da ação já ocorrida em 2022. Na época, a PF apreendeu cerca de 30 toneladas de cassiterita extraídas da terra indígena Yanomami, que estariam armazenadas na sede de uma empresa investigada e que seriam enviadas para o exterior.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui