fbpx

Dia a dia

Eletrônicos e eletrodomésticos podem ser doados em Vila Velha

Seja celulares, computadores, impressoras, fone, carregadores ou eletrodomésticos. Está na hora de dar o destino correto e consciente

Publicado

em

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A troca de um aparelho eletrônico ou eletrodoméstico antigo por um novo não é apenas vantajosa para os usuários, mas também para famílias em situação de vulnerabilidade social. Por meio do descarte correto de TVs, refrigeradores, máquinas de lavar e secar, ar-condicionado, lava loucas e monitores durante o evento Lixo Zero, dá para ajudar a preservar o meio ambiente, destinando para outros fins de forma segura, sustentável e solidária.

A campanha Lixo Zero, desenvolvida pela Rede Capixaba de Comunicação e o Portal ES360 em parceria com o Instituto Lixo Zero e a Prefeitura de Vila Velha, vai promover a arrecadação desse lixo no dia 28 de outubro. O local desta vez será a Praça da Igreja Bom Pastor, na Praia da Costa, em Vila Velha, das 9h às 13h. O objetivo é promover a destinação correta dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo.

O secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha, Raphael do Nascimento, ressaltou o gesto solidário por trás do descarte consciente de eletrodomésticos e eletrônicos. Todos os produtos descartados e coletados pelo serviço de Cata-Móveis no município passam por uma triagem. Os que estão sem utilidade são destinados Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE). Já os que podem ser recuperados, são consertados e doados a famílias atendidas pelo Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

“Sabe aquele fogão, celular, carregadores, microondas, liquidificador que você não quer mais ou já não tem serventia? Esses produtos serão recolhidos e, os que estiverem em bom estados, serão doados para famílias que necessitam. Conseguimos recuperar muitos produtos, de máquina de lavar a televisão, e destinar a essas famílias cadastradas no CadÚnico e atendidas pelo CAPs. É dar um destino consciente, proteger o meio ambiente e ainda um gesto solidário”, comentou o secretário.

Você tem até o dia 28 de outubro para dar aquela garimpada na sua casa e separar o que não te serve mais. Seja celulares, computadores, impressoras, fone, carregadores ou eletrodomésticos. Está na hora de dar o destino correto e consciente. Leve tudo até a tenda que estará montada na Praça da Igreja Bom Pastor, na Praia da Costa, em Vila Velha. Será uma manhã gostosa com brinquedos, pipoca e algodão doce.

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

Seja qual for o tipo de descarte inadequado ele irá prejudicar o meio ambiente, podendo causar problemas de saúde pública. No caso do lixo eletrônico, esse problema aumenta mais por serem compostos de substâncias tóxicas como: chumbo, mercúrio e berílio; e que demoram bastante tempo para se decompor naturalmente.

Em outras palavras, o descarte inadequado do lixo eletroeletrônico causa o acúmulo de substâncias que prejudicarão a natureza por séculos. Se cada um fizer sua fazer sua parte, poderemos contribuir para manter nosso município a cada dia mais limpo.

CONFIRA COMO DESCARTAR O SEU ELETRÔNICO OU ELETRODOMÉSTICO

Por agendamento: se você quiser fazer o descarte, deve acionar a Ouvidoria Municipal pelo telefone 162. Esse agendamento deverá conter as seguintes informações: endereço do local onde se encontra o equipamento, tipo do equipamento a ser recolhido, dimensões aproximadas, entre outras. A ouvidoria agendará o dia e o horário para que o veículo da prefeitura efetue o recolhimento.

Por entrega voluntária: caso queira levar até o ecoponto o resíduo eletroeletrônico, pode se dirigir até a avenida Carlos Lindenberg, n° 5.041 – Jardim Marilândia/Vila Velha – ES (antiga fábrica de manilhas da PMVV). O horário para o descarte será de segunda à sexta das 9h às 16h e nos sábados das 8h às 10h.