fbpx

Dia a dia

Educação é o foco da Campanha da Fraternidade neste ano

Os impactos da pandemia na educação serão lembrados de maneira enfática durante o ato, que fará críticas aos atrasos no início da vacinação no País e às desigualdades de acesso à educação

Publicado

em

Campanha da Fraternidade 2022. Foto: Divulgação/CNBB

Tendo como tema a educação, a Campanha da Fraternidade 2022 terá sua abertura no domingo (06), em evento realizado pela Arquidiocese de Vitória. Para marcar a abertura da campanha, será realizado um ato público às 15h, na orla de Camburi, próximo ao Quiosque 3. E, após o encontro no local, todos seguirão em uma Via Sacra da Educação até a Universidade Federal do Espírito Santo, onde ocorrerá o encerramento. A Ufes foi escolhida pela sua representação de valorização da educação pública.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, essa será a terceira vez que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe a educação como tema da Campanha, também escolhido em 1982 e 1998.

Os impactos da pandemia na educação serão lembrados de maneira enfática durante o ato, que fará críticas aos atrasos no início da vacinação no País e às desigualdades de acesso à educação que a crise expôs ainda mais.

Com cruzes que serão carregadas durante a Via Sacra, os fiéis lembrarão os muitos profissionais da educação vítimas da covid-19. Segundo levantamento do Ministério da Economia, somente entre janeiro e abril de 2021 a doença provocada pelo novo coronavírus provocou 1.479 desligamentos por morte de profissionais da educação.

Para o padre Kelder Brandão, vigário para Ação Social, Política e Ecumênica, o foco principal da campanha será a defesa da educação em diversos âmbitos, iluminando-a com a Palavra de Deus para encontrar e redescobrir meios eficazes de fazer com que ninguém seja excluído de um caminho educativo.

A organização do ato ainda destaca a necessidade de que todos sigam com atenção os cuidados sanitários necessários para proteção contra o coronavírus. “Tendo ouvido especialistas em epidemiologia e saúde, além de autoridades sanitárias, optamos por fazer uma atividade presencial, ao ar livre, seguindo os protocolos de segurança”, disse Kelder.

Neste início de ano letivo para os estudantes, a igreja também está realizando uma ação para arrecadar kits de materiais escolares, que serão destinados às famílias vulneráveis atendidas pela Pastoral da Criança.