Dia a dia
Dória visita Vitória, conhece a Garoto, as paneleiras e pede apoio aos capixabas
De olho nas Eleições de 2022, o governador paulista se reuniu com lideranças políticas no Centro de Convenções de Vitória

O governador de São Paulo, Joao Doria, em Visita ao Espírito. Foto: Reprodução/Instagram
De olho nas Eleições de 2022, o governador de São Paulo, João Doria, visitou o Espírito Santo neste final de semana, aproximando-se das lideranças políticas e do povo capixaba. O tucano desembarcou no estado ainda na noite dessa sexta-feira (20) e jantou com com o governador Renato Casagrande na residência oficial da Praia da Costa, em Vila Velha. Na manhã deste sábado (21), visitou a fábrica da Garoto, em Vila Velha; discursou para apoiadores e conheceu de perto o trabalho das Paneleiras de Goiabeiras, na capital.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
João Doria tem até o 21 de novembro para firmar seu nome como o preferido dos tucanos para ser candidato do PSDB à Presidência da República em 2022. Mas antes disso, já angaria aliados importantes em Vitória. No Centro de Convenções, ele pediu apoio a 400 tucanos capixabas que participaram do evento.
Max Filho, ex-prefeito de Vila Velha e ex-deputado federal, foi um dos primeiros a discursar. Em sua fala, o capixaba lembrou que seus pais e até seus filhos foram vacinados com a Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan de São Paulo, e alfinetou o presidente da República, dizendo que até mesmo a mãe de Bolsonaro foi imunizada com a vacina. Max Mauro, ex-governador do Espírito Santo, também prestigiou o evento e sentou na primeira fila entre os tucanos.
Recém-recuperado de uma intervenção cirúrgica, o deputado estadual e presidente do PSDB, Vandinho Leite, compareceu ao encontro e afirmou que “o PSDB tem que apresentar um quadro responsável para melhorar o país e a vida das pessoas mais pobres”, defendendo João Doria para o cargo. “O PSDB é o partido que trouxe a vacina para o Brasil e foi através das mãos de Doria”.
César Colnago, ex-vice Governador do Espírito Santo, também prestou apoio ao tucano e o cumprimentou como “o homem que fará a virada do Brasil”.
Em seu próprio discurso, Doria exaltou a “beleza das prévias”, que mobilizam o partido, e frisou a qualidade dos três outros postulantes na disputa: Arthur Virgílio, Tasso Jereissati e Eduardo Leite. Doria exemplificou ainda ações sociais que foram implementadas em sua administração no Governo de São Paulo como o Corujão da Saúde e Vale Gás, voltados a população mais carente. “Para proteger os mais pobres, os mais humildes, não se pode roubar dinheiro público. Os fins não justificam os meios”.
O governador fez questão de destacar ainda que sua gestão também focou na proteção social, sobretudo neste período da pandemia. E lamentou a morte de 574 mil brasileiros que perderam a vida para a covid-19. “Quando mais precisávamos de um líder para proteger o seu povo, vimos um presidente negacionista comprar cloroquina e minimizar a doença que ceifou a vida de tantos brasileiros”, disse Doria.
O paulista ainda aproveitou para enumerar alguns de seus programas em atividade em São Paulo e defendeu que os mesmos poderiam ser replicados a nível nacional. Entre eles, o Bolsa do Povo, o Vale Gás, o Programa Dignidade Íntima, o Alimento Solidário e o São Paulo Acolhe, que paga R$ 300 a famílias vulneráveis que perderam ao menos um integrante do núcleo familiar em decorrência da covid-19. “Eu tenho orgulho de ser brasileiro, de levantar a nossa bandeira. E sei que pelo voto democrático nós vamos vencer e viabilizar um novo Brasil”.
Também participaram do encontro no Centro de Convenções de Vitória Denis Amâncio, vereador de Pedro Canário e presidente da juventude; Neuzinha de Oliveira, presidente do PSDB Mulher e ex-vereadora; secretária de Direitos Humanos, Oziel Andrade; vice-presidente do PSDB capixaba; Vanderlei Macris, deputado federal do PSDB; e Antônio Imbassahy, secretário estadual do Governo de São Paulo e ex-governador da Bahia.
Chocolate e panelas de barro
Na manhã de sábado, Doria iniciou a agenda em um café da manhã com lideranças capixabas no Sheraton Hotel. Na sequência, visitou a fábrica de chocolates da Garoto, em Vila Velha; e a Associação das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória. Durante o encontro, o governador conheceu de perto o trabalho manual dos artesãos que conta com o trabalho de 60 pessoas, entre paneleiras e ajudantes.
Após sua agenda no Espírito Santo, o governador de São Paulo seguiu para o Rio de Janeiro em um encontro com o prefeito da capital carioca Eduardo Paes. Às 15h, realiza novo encontro com os tucanos na sede da Associação Brasileira de Imprensa.
