fbpx

Dia a dia

Diplomas falsos: operação investiga diretores e sócios de faculdades no ES

Operação cumpriu sete dos oito mandados de prisão preventiva

Publicado

em

Operação Pontas Soltas foi deflagrada nesta terça-feira (26). Foto: Divulgação/MPES

Operação Pontas Soltas foi deflagrada nesta terça-feira (26). Foto: Divulgação/MPES

Sete pessoas foram presas na Operação Pontas Soltas deflagrada nesta terça-feira (26). A operação é mais um desdobramento da Mestre Oculto, que investiga fornecimento de diplomas de Graduação e certificados de Pós-Graduação e cursos de extensão de forma fraudulenta. Um homem, intermediário do esquema, é considerado foragido da Justiça.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O MPES (Ministério Público do Estado do Espírito Santo) informa que além de cumprir sete dos oito mandados de prisão preventiva, a operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão distribuídos pelos municípios de São Mateus, São Gabriel da Palha, Fundão, Serra, Vitória, Cariacica e Guaçuí, envolvendo diretores, sócios e funcionários de faculdades e institutos educacionais.

> MP apreende documentos na casa de suspeito de fraudar sistema do Detran-ES

As seis mulheres presas serão encaminhadas para o Presídio Feminino de Colatina. O outro preso, um homem, será encaminhado para o Presídio de Viana. Todo o material apreendido, celulares, computadores e documentos, será analisado pelo Gaeco-Norte (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Nos próximos dias, os promotores de Justiça também vão ouvir os investigados presos na Operação Pontas Soltas.

Acatando pedido do MPES, a Justiça também determinou o afastamento dos investigados das atividades de direção/administração ou administrativas/pedagógicas das faculdades ou institutos a que estejam vinculados ou qualquer outra instituição similar até o fim da instrução processual.

O MPES chegou aos alvos da operação após acordos de colaboração premiada envolvendo investigados nas fases anteriores da Operação Mestre Oculto.